Atendendo aos requisitos do Programa Brasil na Escola , no eixo inovação, a Escola Municipal Mário Faustino foi a única unidade de ensino do município de Teresina aprovada em um seleção muito concorrida. O programa tem por objetivo induzir inovações e estratégias para assegurar a permanência e aprendizagem dos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, apoiando a execução das metas do Plano Nacional de Educação (PNE). O programa está estruturado em três eixos: apoio técnico e financeiro às escolas; valorização de boas práticas e inovação.
A Prefeitura Municipal de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec) tem apoiado ações que proporcionem a elevação na qualidade do ensino e maximizem o atingimento das metas do Plano Nacional de Educação, vislumbrando manter os índices da aprovação da Educação Municipal, como é o caso do projeto da Escola Mário Faustino.
Na manhã desta terça- feira (16), a escola recebeu o secretário executivo de Ensino da Semec, professor Reinaldo Ximenes e a equipe técnica onde acompanharam uma apresentação às autoridades e comunidade escolar do Projeto “Esporte na Escola: Escola Legal, aluno participativo”, desenvolvido através do Programa Brasil na Escola /eixo inovação.
O projeto utiliza o esporte para despertar o interesse dos alunos nas atividades cognitivas escolares, interdisciplinaridade, frequência e foco integrado, relacionando o cognitivo com o socioemocional a partir do esporte na escola. Na programação da apresentação do projeto teve apresentações artísticas, musicais e a simulação de jogo de xadrez humano.
“É importante parabenizar a escola pelo grande feito, que foi a conquista do Programa Brasil na Escola, especialmente por ser a única escola municipal de Teresina a conquistar esse programa. E este é o compromisso do nosso prefeito Dr Pessoa, assim como nosso secretário municipal de Educação, professor Nouga Cardoso”, disse Reinaldo Ximenes.
Para a gestora, professora Marinalva Barbosa o aluno precisa gostar da escola, precisa querer está no ambiente escolar e o que mais traz o aluno à escola é o esporte, pois ele tira o aluno da rua, faz com que ele não falte. O esporte motiva o aluno a ser participativo no ambiente escolar”, conclui a gestora.
Fonte: Semec