GeralNacionaisPolítica

Em meio a falas golpistas, Bolsonaro ordena desfile de blindados em Brasília

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) definiu a realização de um desfile com blindados pela Esplanada dos Ministérios antes de uma operação de treinamento militar em Formosa, no Goiás, que está prevista para o dia 16 de agosto. O pedido do presidente foi feito ao ministro da Defesa, Braga Netto, foi na última 5ª feira (5.ago). A previsão para esta 3ª feira (10.ago) era somente de um encontro com o comandante da Marinha, Garnier Santos.

Embora autoridades normalmente sejam chamadas a assistir à Operação Formosa, que ocorre na cidade de mesmo nome em Goiás, é a primeira vez que o convite ocorrerá com um desfile de blindados militares.

De acordo com a assessoria de comunicação da Defesa, trata-se de uma ação de divulgação do exercício. Segundo a Marinha, a Operação Formosa envolverá neste ano mais de 2.500 militares das três Forças —é a primeira edição que Exército e Aeronáutica participam.

O almirante iria apenas levar ao presidente o convite pra a participação dele na operação do dia 16, mas Bolsonaro determinou o desfile dos blindados na Esplanada com os prédios do Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF) ao fundo. O desfile, que traz os blindados usados na operação de pacificação no Rio de Janeiro, representa uma oportunidade para o presidente demonstrar a influência que exerce sobre as três forças: Exército, Marinha e Aeronáutica, segundo os auxiliares mais próximos de Bolsonaro.

 A operação com os blindados na Esplanada dos Ministérios vai ser realizada no mesmo dia em que os deputados devem votar em plenário a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do voto impresso. A proposta, reprovada na comissão especial que tratava do tema na última 5ª feira (5.ago), vai ser pautada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas-AL), para votação no plenário da Casa nesta 3ª (10.ago).

A operação Formosa acontece desde 1988 e, pela primeira vez, além da Marinha, o Exército e a Aeronáutica vão participar do treinamento. Serão mais de 2500 militares envolvidos na operação.

Jogo do Poder

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo