DestaquesGeralLocalPolítica

Carvão dá vida para obras em exposição no Mercado Velho

A partir do próximo sábado (20), a Galeria do Mercado Velho receberá a 1° edição da exposição temporária “Laboratório de Materiais”. A exibição é resultado de uma proposição ao uso do carvão como matéria-prima. A exposição conta com obras conjuntas e individuais de quatro artistas: Bruna Oliveira, Cacau Almeida, João Marcos e Jordana Carvalho.

Bruna Oliveira, artista visual e mediadora cultural educativa da Galeria do Mercado Velho, explicou que a exposição é fruto de um processo de investigação com materiais que as pessoas não imaginam que podem se tornar uma obra artística.

“O primeiro material estudado, foi o carvão. Posteriormente, outros materiais serão explorados, aqueles que nem se imagina que podem virar arte através dos nossos estudos e pesquisas. Eu trouxe a instalação do carvão em saco de estopa como símbolo da nossa cultura. Também é uma representação de onde surgiu a ideia para o audiovisual, que expõe uma série de experimentos de como lidar com o carvão, em inúmeras formas”, destaca.

Guga Carvalho, curador do evento, descreve a exposição como abstrata e despretensiosa, pelo fato de inicialmente não ter a proposta de visualizar um objeto finalizado.

“O estado de espírito que se pretende estabelecer é uma investigação do artista à materialidade, sem se preocupar de imediato com o sentido que a obra possa ou não vir a tomar”, explica.

Sobre os Laboratórios de Criação, Guga Carvalho ressalta que essa modalidade é uma ferramenta de política cultural imprescindível para as artes visuais.

“Nessa primeira edição a proposta foi feita para os artistas-mediadores da própria galeria, mas nada impede que nos próximos laboratórios, outros artistas que se identificam com essa dinâmica de investigação sejam integrados”, finalizou.

A exposição estará aberta para visitação até o dia 02 de março, de terça a sexta-feira, das 8h às 14h e aos sábados, no horário das 9h às 13h30.

Fonte: Semcom

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo