Apae de União recebe do governo van adaptada
Nesta terça-feira (22), o governador Wellington Dias e o secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, realizaram a entrega de um veículo adaptado tipo van para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de União-PI. A solenidade aconteceu na sede da entidade e a doação foi feita com recursos próprios do tesouro estadual, no valor de R$ 160.700,00.
O governador disse que o trabalho feito pelas entidades que atendem pessoas com deficiência é de extrema importância. “Nossa gestão já entregou vinte veículos equipados e adaptados para o transporte de pessoas que tem deficiência, que pode servir tanto em situações de saúde e educação, como também de lazer”, afirma.
De acordo com Mauro Eduardo, a doação da van vai fortalecer as ações desenvolvidas pela entidade. “O novo transporte vai garantir mais acessibilidade para as pessoas com deficiência, possibilitando, principalmente, o translado até a capital Teresina, onde eles precisam ir realizar consultas e tratamentos, proporcionando um maior conforto e segurança”, destaca.
Segundo a diretora da entidade, Ducarmo Mendes, Apae de União possui diversas atividades realizadas fora da sede, como aula passeio dentro e fora do município. “As atividades de campo que a Apae normalmente realiza estavam paralisadas, porque o antigo transporte não possuía os mínimos requisitos para o transporte dos passageiros, colocando em risco a segurança de todos. Agora com esse veículo novo podemos realizar a locomoção dos alunos com segurança e conforto”, declara.
Apae de União
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais existente há 21 anos no município de União e atua na promoção e articulação de ações de defesa de direitos, orientações de serviços e apoio às famílias, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência e de construir uma sociedade mais justa e solidária.
Atualmente, a Apae de União atende 110 pessoas com deficiência que necessitam de transporte adaptado para que os mesmos possam ter acesso à sede da Associação e aos demais espaços públicos, onde são realizadas atividades de campo fora da sede.
Redação