DestaquesGeralLocalPolítica

Dia do Nutricionista: profissionais são de fundamental importância na alimentação escolar

Não só atividades pedagógicas e recreativas, a rotina escolar conta ainda com um momento muito especial para os estudantes, a hora do lanche. As escolas da rede estadual de educação ofertam a merenda escolar durante a permanência do estudante na escola e, para que o aluno esteja bem alimentado, o trabalho dos profissionais nutricionistas é de fundamental importância.

A rede estadual conta hoje com 75 nutricionistas distribuídos nas 21 Gerências Regionais de Educação. Esses profissionais são responsáveis por elaborar o cardápio da merenda escolar, além de realizar capacitações periódicas para quem trabalha com a manipulação dos alimentos.

O nutricionista Bruno Félix, profissional que atua na 5ª Gerência Regional de Educação da Seduc, sediada no município de Campo Maior, ressalta o impacto da educação nutricional no rendimento dos estudantes.

“Nosso trabalho não é só com planejamento de cardápios, mas com ações de educação nutricional para os alunos da rede, fazendo treinamentos semestrais com os manipuladores de alimentos, trabalhando com o incentivo à aquisição de produtos oriundos da agricultura familiar, incentivando o comércio local, além de muitas outras ações que promovem uma alimentação saudável, tanto em qualidade quanto em quantidade para o nosso cliente final, o aluno”, afirma Bruno.

O profissional destaca a importância do nutricionista na segurança alimentar nutricional do aluno, pois este deve ter assegurado no mínimo 30% das necessidades nutricionais por dia. Outro recorte que influencia na vida escolar está na diminuição da evasão escolar. “É importante para minimizar a evasão escolar, pois um lanche de qualidade na escola não deixa de ser um atrativo ao aluno, além de garantir que ele, estando bem alimentado, esteja com as suas capacidades cognitivas em perfeitas condições para um melhor aprendizado”, informou Bruno Félix.

Simone  Bastos  Martins  de Melo, nutricionista e supervisora da  Alimentação Escolar, reforçou a atenção especial promovida pelo profissional nos casos excepcionais de educação alimentar e nutricional dos estudantes.

“O nutricionista tem o olhar cuidadoso, pois permite o atendimento de casos de estudantes com necessidades especiais, como em alergias ou intolerâncias alimentares por exemplo, além da prevenção de doenças relacionadas à distúrbios alimentares. Assim, esse profissional atua de   forma única na garantia da qualidade da alimentação servida em nossas escolas”, disse a supervisora.

Fonte: Seduc

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo