O mês de outubro de 2021 apresentou saldo positivo para o Turismo de Teresina. Segundo cálculos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC), através de sua Coordenação de Turismo, o fluxo turístico que se destina à capital cresceu 10,8% em relação ao mês de setembro. Esse fluxo gerou uma Receita Turística equivalente a R$ 19,2 milhões, 11% maior do que a registrada no mês anterior.
“O fluxo turístico é calculado sobre dados fornecidos pela INFRAERO, através de pesquisas que a SEMDEC realiza junto aos passageiros que estão retornando para os seus locais de origem”, esclareceu o coordenador de Turismo da SEMDEC, Eneas Barros. “Nós sabemos, por exemplo, que 42,1% dos passageiros embarcados são turistas, enquanto o restante é formado por teresinenses em viagem ou pessoas do interior que estão vindo à capital apenas para embarcar”, finalizou.
Em relação ao total de passageiros embarcados e desembarcados pelo Aeroporto, segundo dados da INFRAERO, registra-se que, em 2020, 571.377 passageiros passaram pelos portões de embarque e desembarque, e em 2021, em apenas 10 meses (janeiro a outubro), faltando ainda dois meses de movimentação, o total de embarcados e desembarcados já superou 2020 e chegou a 633.625 passageiros, numa demonstração clara de que a retomada do Turismo em Teresina é uma realidade.
“A Prefeitura de Teresina tem se desdobrado para contribuir com a recuperação da atividade turística. Prova está nos recentes eventos nacionais de que a SEMDEC tem participado, levando a imagem de Teresina a grandes Operadores de Turismo nacionais e a Agentes de Viagens que comercializam o produto Nordeste”, esclareceu o secretário da SEMDEC, Marcelo Eulálio.
As pesquisas realizadas pela Coordenação de Turismo são periódicas e servem para avaliar, além do fluxo e da receita, o perfil das pessoas que visitam a capital piauiense.
Fonte: Semcom