Destaques Geral Local Política

Defensoria Pública recebe reforma e garante mais agilidade e conforto nos atendimentos

O governador Wellington Dias e o coordenador do PRO Piauí, Rafael Fonteles, participaram, nesta sexta-feira (5), da entrega da reforma do prédio da Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE-PI). O imóvel está totalmente climatizado, teve o espaço para o Primeiro Atendimento ampliado, além de contar com um novo auditório, brinquedoteca e salas devidamente adequados para diretorias e coordenações.

“A Defensoria Pública do Estado recebeu investimentos em obra e equipamentos, cerca de 5 milhões de reais. Esta casa que acolhe as pessoas que mais precisam e o defensor é o advogado daqueles que não podem pagar pelo serviço de um advogado. O Piauí, pelos princípios constitucionais, garante o acesso à defesa por meio da DPE, com uma dedicação especial de todos os defensores. Então, eu comemoro, hoje, a entrega deste um local digno e adequado para execução do seu trabalho”, declarou Wellington Dias.

O novo auditório do local recebeu o nome de Esperança Garcia, mulher negra e escravizada, que no ano de 1770 escreveu ao governador do Estado do Piauí, denunciando os maus-tratos que, tanto ela quanto suas companheiras e seus filhos, sofriam. Devido a essa carta, Esperança Garcia recebeu o título simbólico pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Piauí de primeira advogada do estado e tornou-se um símbolo nacional.

A sede da DPE também teve reformados os sistemas elétrico e hidráulico, assim como implementados projetos de combate a incêndio, sistema de proteção contra descargas elétricas e um novo sistema de Tecnologia da Informação, trazendo mais rapidez e segurança para os dados. A fachada foi modernizada, trazendo para a edificação leveza e requinte por meio dos materiais utilizados, vidros e alumínio composto.

O defensor público geral, Erisvaldo Marques, ressaltou que a reforma traz dignidade tanto para os que buscam os serviços como para os defensores e funcionários do local. “É um momento histórico para a instituição, pois além da reforma tivemos uma ampliação do prédio, agora possuímos um auditório muito bem estruturado, bem organizado, aumentamos o espaço para o primeiro atendimento, ampliamos as salas de atendimentos, tínhamos um espaço que limitava a quantidade de pessoas e agora dobramos a capacidade. Essa reforma também traz dignidade tanto para as pessoas que buscam os serviços, como também para os funcionários”.

O coordenador do PRO Piauí, Rafael Fonteles, destacou que a reforma traz agilidade e qualidade no atendimento à população. “Quero parabenizar à DPE que, com seu próprio orçamento, fez essa reforma com ampliação e modernização da sua sede dando melhores condições de trabalho para os defensores, servidores da casa e também deu mais condições de atendimento ao cidadão, principalmente, para as pessoas mais vulneráveis do Piauí o que é a principal missão da Defensoria Pública do Estado”, declarou.

Jogo do Poder

Fonte: DPE-PI

Related Posts