Geral Municipios Política

Usuárias da Unidade Básica de Saúde do Centro de Caxias são mobilizadas pela Campanha Outubro Rosa

Na manhã de sexta-feira (8) foi realizada uma ação da Campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Centro. Na atividade são ofertadas consultas com equipe multidisciplinar, exames de citologia, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite B e C, aferição de pressão arterial, entre outros serviços.

As ações organizadas pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, seguirão pelas UBSs de todo o município, tendo como objetivo prevenir a saúde das mulheres.

Andreia Almeida, coordenadora de Saúde da Mulher, frisou a importância das mulheres procurarem os serviços de saúde do município. “Nós estamos desenvolvendo as atividades com vários parceiros, a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, em conjunto com outras secretarias que também estão envolvidas para promover a prevenção do câncer de mama. É importante que a mulher caxiense se direcione até a Unidade Básica de Saúde para procurar atendimento médico, de enfermagem, entre outros, que são oferecidos”, explicou.

Vanessa Palhano, enfermeira da Unidade Básica de Saúde do Centro, explicou quando as mulheres devem procurar as UBSs. “Quando as mulheres começam a apresentar alterações na mama, em algumas delas pode acontecer de mudar os aspecto se assemelhando a casca de laranja, o mamilo fica invertido e começa a sair uma secreção que não é esperada ou aparecimento de nódulo. No aparecimento de um desses sintomas, ela já deve procurar a UBS, tanto o médico, quanto o enfermeiro são capacitados para identificar e encaminhar essa mulher para o serviço especializado para rastreio do câncer de mama”, disse.

Para Maria José, usuária do serviço, levar informação sobre o câncer de mama é muito importante. “É muito importante o tema. Eu gosto de falar porque outras mulheres entendem que é preciso para a prevenção”, destacou.

Jogo do Poder
Fonte: PMC

Related Posts