Geral Local Municipios Política

Sejus promove roda de conversa sobre saúde mental em penitenciárias

Reeducandos da Colônia Agrícola Major César Oliveira participaram, nesta segunda-feira (28), de uma roda de conversa sobre saúde mental e direito dos idosos. A ação ocorre em todas as 17 unidades penais do Piauí, em alusão à campanha Junho Roxo, que debate sobre a conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa.

De acordo com a coordenadora de psicologia da Sejus, Emanuelle Leal, a ação tem objetivo de humanizar e prestar melhor apoio psicológico aos idosos que estão privados de liberdade.

“A ação visa humanizar o cotidiano da pessoa encarcerada, bem como resgatar seus valores que muitas vezes são esquecidos. Por meio dessas ações, podemos identificar que os idosos são detentores de valores e têm capacidade criativa. Procuramos resgatar esses valores e potencializar essa capacidade”, completou.

Durante a ação, os psicólogos da unidade penal conversaram com os reeducandos sobre sentimentos, ansiedade e realizaram exercícios de respiração. “Muitas vezes eles guardam sentimentos que podem atrapalhar a saúde mental. Então, nós buscamos fazer uma ação leve para que eles possam se expressarem”, finalizou.

Jogo do Poder

Fonte: CCom

Related Posts