O Centro Municipal de Educação Infantil Tia Fanny, localizado no Vale do Gavião, zona Leste de Teresina, recebe nesta quinta-feira (15), a partir das 9h, a visita do prefeito Dr. Pessoa, para apresentar novidades na área da educação. Esse será o primeiro dia de distribuição dos kits de alimentação escolar para mais de 91 mil alunos.
Os CMEIs serão os primeiros a entregar os kits, que possuem os mesmos alimentos contidos nas refeições das escolas, como carne, frango, arroz, leite, verduras e frutas. São mais de 13 mil famílias atendidas nessa primeira etapa.
Com recursos provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, com contrapartida da Prefeitura Municipal de Teresina, para atendimento aos alunos, nesta primeira etapa, estão sendo investidos o valor de R$ 36,36 para compra de um kit de merenda escolar, totalizando R$ 3.308.760,00 (Três milhões, trezentos e oito mil reais e setecentos e sessenta reais).
O prefeito Dr. Pessoa vai conferir de perto a dinâmica de distribuição dos kits de alimentação, conversando com as primeiras famílias atendidas no CMEI.
Ônibus escolares
Também vai entregar para a cidade a frota de ônibus escolares recuperada. São 23 veículos que estão passando por revisões mecânica, hidráulica e de documentação. Os ônibus receberam, ainda, os serviços de pintura e lanternagem.
Os ônibus são utilizados no transporte escolar, como forma de garantir, com qualidade e segurança o acesso e a permanência dos alunos nas escolas da rede pública municipal de ensino, priorizando, os estudantes residentes na zona rural de Teresina.
Em média, antes da pandemia, eram transportados cerca de 650 alunos, diariamente, nos turnos manhã e tarde. Todos os veículos são adaptados para receber alunos com deficiência.
A programação de Dr. Pessoa, acompanhado do secretário municipal de Educação (Semec), professor Nouga Cardoso, inclui mais uma ação em outra unidade de ensino da região. Na Escola Municipal Olímpio Castro de Oliveira, inauguram a Sala Virtual equipada com os tablets que estavam ociosos nos depósitos da Secretaria.
“Fizemos um trabalho de recuperação dos equipamentos para serem instalados em unidades de ensino como essa. Já contabilizamos mais de 3 mil notebook em desuso, exatamente quando alunos e professores mais precisam de equipamentos para a rotina de aulas remotas. Uma equipe técnica foi formada para reparação dos equipamentos que estarão sendo instalados nas unidades escolares. A sala vai atender alunos que estão com dificuldade de acesso às aulas online”, afirma o secretário Nouga Cardoso.
Os tablets foram adquiridos pela Semec por meio do Programa Um Computador por Aluno (UCA), no ano de 2014 e encontravam-se em depósitos da Semec.
Redação Jogo do Poder