A etapa de votação do Programa de Orçamento Participativo (OPA) está envolvendo toda a população. Empenhadas em eleger as propostas de melhorias para seus bairros, entidades de moradores e comunidades inteiras mobilizam-se na divulgação. No próximo fim de semana, as vans do OPA estarão de Norte a Sul da cidade, em mercados e espaços públicos, funcionando como uma cabine de votação. Até o dia 18 de agosto é possível votar pelo site, app ou Whatsapp.
“Nesta fase, todo voto faz a diferença”, disse Washington Bonfim, secretário de Planejamento. “Estamos tentando chegar ao maior público possível, levando as propostas que foram lançadas pelas entidades, para que, democraticamente, sejam eleitas aquelas de preferência do povo”, explicou.
Todas as entidades inscritas na primeira fase do programa tiveram pelo menos uma proposta aprovada para ir à fase da votação. Ao todo, 448 propostas foram analisadas pela Secretaria de Estado do Planejamento, resultando em 358 (297 em Teresina e 61 em Parnaíba) aptas para execução – as mais votadas entrarão no orçamento anual do estado, para serem executadas a partir do próximo ano.
Qualquer pessoa com mais de 16 anos e com CPF poderá registrar seu voto. A votação leva menos de um minuto através do celular, tablet ou computador. Maria Zilda Lemes, presidente da Associação de Idosos e Jovens do Bairro Santa Cruz, em Teresina, quer ver as ruas da região onde mora asfaltadas para melhorar o acesso e a mobilidade. “Colocamos essa proposta pela necessidade que a gente tem”, informou. “Espero que seja aprovada”, seguiu dizendo. “Já votei e estou mobilizando todo mundo da região para votar também”.
O OPA é a primeira experiência de democracia digital no estado e vai destinar R$40 milhões para obras em Teresina e R$10 milhões para Parnaíba, cidades pioneiras no programa. A previsão, no entanto, é expandi-lo para outros municípios, tornando mais eficaz a participação popular na aplicação dos recursos públicos.
OPA no Salipi
A partir desta sexta-feira, 11 de agosto, um stand do Orçamento Participativo (OPA) começa a funcionar no 21º Salão do Livro do Piauí, o Salipi. O evento é aberto ao público e acontece no Espaço Rosa dos Ventos, na Universidade Federal (UFPI).
O espaço vai funcionar das 9h às 21h, com totens para votação, tablets, celulares e internet wifi disponível. “Durante a última semana as vans circularão por vários bairros e zonas da cidade e agora vamos ter esse ponto fixo até o dia 18 de agosto, dentro do maior evento literário do Piauí, com um fluxo muito grande de pessoas”, disse Enia Menezes, diretora de Orçamento Participativo. Para auxiliar na identificação das propostas e registrar os votos, agentes OPA estarão no local, atendendo a população.
No sábado e domingo (12 e 13 de agosto), as vans do OPA vão estacionar nos mercados do Mafuá, Parque Piauí, Dirceu I, Piçarra, Mercado Central, Renascença, São Joaquim, Mercado do Peixe, Ceasa e Ponte Estaiada.
Fonte: Seplan