O governador Wellington Dias escolheu, nesta quinta-feira (17), o nome de Cleandro Alves de Moura para ocupar o cargo de procurador-geral de Justiça do Piauí. A decisão foi tomada após o chefe do executivo se reunir, com os três procuradores que integravam a lista tríplice formada na eleição do Ministério Público do Estado do Piauí.
A Lista Tríplice era formada pela atual procuradora Carmelina Moura e pelos procuradores Cleandro Moura e Hugo Sousa. A escolha do procurador-geral é uma atribuição do governador do Estado, garantida constitucionalmente pela Lei Complementar nº 40/81, que estabelece as normas gerais a serem adotadas na organização do Ministério Público Estadual onde, segundo o Art. 6º – “O Ministério Público dos Estados, terá por chefe o procurador-geral de Justiça, nomeado pelo governador do Estado, nos termos da lei estadual”.
Na oportunidade, o chefe do executivo piauiense ressaltou que “sempre é uma decisão difícil, tomada a partir de uma lista tríplice que contém pessoas experientes, são nomes representativos e de muita confiança por parte dos seus pares e da sociedade. Tomei a decisão de nomear o procurador Cleandro Alves de Moura” comentou.
O procurador-geral de Justiça é o chefe do Ministério Público Estadual, o seu mandato no cargo de procurador-geral de Justiça tem a duração, sendo permitida a recondução ao cargo. A Procuradoria-Geral é um órgão da Administração Superior, responsável pela administração e representação judicial e extrajudicial dos interesses institucionais. A ela compete dirigir as atividades funcionais e os serviços técnicos e administrativos da instituição, cabendo-lhe, dentre outras atribuições, encaminhar à Assembleia Legislativa os projetos de lei de interesse do Ministério Público. É o procurador-geral de Justiça quem preside o Colégio de Procuradores e o Conselho Superior do Ministério Público.
Dias também disse ser grato pela relação correta e de grande compromisso de interesse público entre o poder executivo, a Procuradoria e o Ministério Público. “Sempre com integração, com os interesses da população colocados em primeiro lugar”, destacou.
Carreira Profissional
Cleandro Alves de Moura é piauiense e entrou no Ministério Público em 1996. Ele iniciou a carreira como promotor de justiça substituto nas promotorias de justiça de Avelino Lopes, Parnaguá e Curimatá. Respondeu, também, por inúmeras promotorias como as de São Gonçalo, Pio IX, Santa Cruz, Cocal, Luzilândia, Esperantina, Barras e Luis Correia. Ocupou os cargos de coordenador-geral do Procon/MP-PI, sub-coordenador do Procon de Parnaíba e membro do grupo de promotores designado para desenvolver ações de combate ao crime organizado e atos de improbidade. E já foi procurador-geral do Estado entre os anos de 2015 e 2017.