GeralNacionaisPolítica

Wellington Dias discute potencial do turismo sustentável para a inclusão socioeconômica

turismo sustentável está entre as discussões do Governo Federal como uma ferramenta para impulsionar o desenvolvimento econômico e social em regiões de vulnerabilidade. Nesta quarta-feira (11.09), em Brasília, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, se reuniu com representantes da multinacional Bombardier Recreational Products (BRP), presente em 120 países, e com outros líderes do setor para discutir como o turismo pode gerar empregos, especialmente para o público inscrito no Cadastro Único (CadÚnico).

Wellington Dias enfatizou o compromisso do governo em combater a fome, a pobreza e promover a dignidade da população. “Criamos uma área de inclusão socioeconômica no MDS e passamos a financiar empreendedores do CadÚnico, e agora estamos pactuando com o setor do turismo”, afirmou.

Para alcançar esses objetivos, o governo financia empreendedores do CadÚnico, a partir de parceria com instituições financeiras como o Banco do Nordeste, o Banco da Amazônia e o Banco do Brasil, por meio do Programa Acredita no Primeiro Passo, e firma pactuação com o setor de turismo, com o objetivo de garantir negócios e apoiar o público cadastrado.

Fernando Alves, gerente Nacional da BRP no Brasil, apresentou o potencial do turismo náutico no país. “Aqui, temos 8,5 mil km de costa, mais 35 mil km de rios e o perímetro de mais de 10 mil km de lagos navegáveis”, comentou. A proposta da empresa é criar 50 empresas de turismo em três anos, proporcionando 150 mil experiências turísticas e gerando uma arrecadação de impostos estimada em R$ 130 milhões no período.

O secretário de Inclusão Socioeconômica do MDS, Luiz Carlos Everton, ressaltou a importância de uma futura parceria com a BRP, empresa líder em veículos aquáticos e de recreação. “Podemos fechar uma parceria com eles para realizar treinamento e formação de pessoas inscritas no Cadastro Único”, explicou. As formações podem abranger a área de assistência técnica a equipamentos e estimular o empreendedorismo em áreas turísticas.

A reunião contou com a participação do presidente da Powersport Group and Marine BRP, Sandy Scullion, por videoconferência, e de outros executivos no setor de turismo como o diretor-geral da LATAM, Michael Codd, e do diretor do Grupo Villa, Gerard Souza.

Assessoria de Comunicação – MDS – Foto: Roberta Aline

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo