GeralNacionaisPolítica

Wellington Dias convida países da OCDE na luta contra a fome

ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, convidou, nesta quarta-feira (17.07), os países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) a aderirem à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza do G20. O convite foi realizado em Nova Iorque, durante painel de discussão promovido pela OCDE.

“A participação concreta dos países doadores será fundamental para a Aliança – em primeiro lugar, para cumprirem os seus compromissos e suprir o atual déficit de financiamento ao desenvolvimento”, disse. “E, em segundo lugar, para melhor alinhar esses recursos com a luta contra a fome e a pobreza, incluindo os recursos climáticos, pois é tudo parte da chamada transição justa”, defendeu.

Durante evento, o ministro lamentou o cenário de financiamento internacional fragmentado e sobrecarregado para fazer frente a cerca de 735 milhões de pessoas que passam fome no mundo atualmente. De acordo 86 com relatórios internacionais preparados para a presidência brasileira do G20, os recursos não chegam aos mais necessitados e raramente atingem a escala necessária para induzir mudanças transformacionais.

“O apoio internacional às intervenções contra a fome e a pobreza costuma vir na forma de projetos frouxamente coordenados entre si, deixando de fora os próprios governos que poderiam sustentá-los e dar-lhes escala”, explicou. “As elevadas taxas de juro e o serviço da dívida estão sufocando o espaço fiscal para que esses países invistam em sua própria população e cumpram com os ODS”, acrescentou.

Diante desse panorama, foi proposta, por iniciativa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, que está sendo trabalhada pela atual presidência brasileira no G20. “Esta Aliança pretende aumentar a coerência entre os atores em favor da urgente implementação, expansão e aprimoramento de uma cesta de políticas e programas a favor dos mais pobres, com base em evidências. O mundo melhor que prometemos em 2015 continua ao nosso alcance”, contou.

Iniciativas exitosas

O titular do MDS lembrou ainda de iniciativas adotadas no Brasil, como o Plano Brasil Sem Fome, o Cadastro Único e o Programa Bolsa Família, e citou resultados alcançados.

“Em 2023 tivemos um dos maiores crescimentos da renda da nossa história, com a massa salarial, a renda dos trabalhadores, tendo crescido 11,7%. A renda dos 5% mais pobres do país cresceu 38,5% em 2023, um aumento recorde. Reduzimos a insegurança alimentar grave em 74%, tirando da fome 24,4 milhões de pessoas no Brasil em apenas um ano”, resumiu.

HLPF

Wellington Dias está em Nova Iorque, desde segunda-feira (15.07), para participar do Fórum Político de Alto Nível (HLPF) da ONU. O objetivo é fortalecer a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, além de apresentar as ações implementadas pelo Brasil no combate à insegurança alimentar e debater a Agenda 2030.

Assessoria de Comunicação – Imagem: Roberta Aline

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo