A V Conferência Municipal de Educação de Teresina foi aberta na tarde da última quinta-feira (23), no auditório do Centro de Formação Odilon Nunes, na zona Norte de Teresina. O evento, que é uma realização do Fórum Municipal de Educação de Teresina (FME/THE) e do Conselho Municipal de Educação de Teresina/CME/THE em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semec) prossegue até hoje (24).
A Conferência reúne profissionais da educação e público em geral em torno do Plano Municipal de Educação de Teresina. As discussões devem contribuir para a construção de políticas educacionais que garantam o direito ao acesso, à qualidade e à permanência dos alunos em todos os níveis, etapas e modalidades da educação.
A palestra de abertura teve como tema “O Plano Municipal de Educação-PME como instrumento de garantia de direitos a uma educação pública de qualidade com justiça social”, proferida pelo Prof.º Dr. José Marcelino de Rezende Pinto (USP).
“A conferência tem a disposição e a coragem de avaliar aquilo que o Plano Municipal de Educação de Teresina trás de mais importante: as estratégias, que são as ações que dizem com clareza como e quando os indicadores de metas foram atingidos ou quando serão atingidos”, disse o coordenador do FME/THE, Francisco das Chagas.
Para a presidente do CME/THE, Hostiza Machado, “a avaliação das metas e estratégias do Plano Municipal de Educação de Teresina vai contribuir com a discussão de temas de interesse de todos que atuam com educação do município.” Já o secretário municipal de Educação, professor Nouga Cardoso, afirmou. “Tudo faremos para que as garantias das políticas que aqui serão debatidas sejam implementadas naquilo que é de responsabilidade do poder público municipal”.
Neste segundo dia de conferência serão discutidas nove eixos temáticos: Democratização e qualidade da educação infantil; Acesso, permanência e qualidade no Ensino Fundamental; Educação, direitos humanos, justiça social e inclusão; Democratização e inclusão na Educação de Jovens e Adultos; Educação e diversidade: qualidade do Ensino Médio e Educação Profissional Técnica; Democratização do Ensino Superior; Valorização dos profissionais da educação no âmbito da formação inicial e continuada; Valorização dos profissionais da educação: carreira, remuneração, condições de trabalho; e Gestão democrática: participação popular, controle social e qualidade. Ao final da programação, será gerado um relatório avaliativo das metas discutidas.
Fonte: Redação Semcom / Foto: Rômulo Piauilino