A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Executiva de Planejamento e Gestão (Seplag), vinculada à Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (Semplan), por determinação do prefeito Dr. Pessoa, encerra nesta sexta-feira (23), ao Ciclo de Formação Profissional Florescer, da Rede SEMEC e da Comissão da 1ª Infância (CMDCAT) com a Urban95 e outras instituições de apoio. O encontro ocorreu no auditório da Secretaria de Finanças, no Palácio da Cidade.
Este último módulo de formação teve como tema “Direito à cidade e a natureza como estratégia de proteção à infância, com destaque para a primeiríssima infância”. No encontro, foi trabalhado todas as temáticas de modo a perceber as redes de atenção e serviços que ocupam um espaço de provisão e garantia de direitos a todos que estão ao redor.
“Ainda não tínhamos feito uma capacitação tão bem desenvolvida e planejada como esta. O aprendizado e a troca com as secretarias foram o mais importante, pela oportunidade de poder vivenciar e ver o quanto nós ainda precisamos trabalhar neste segmento. Foi importante também para termos um conhecimento aprofundado sobre as diferentes vivências dessas mulheres dependendo da região em que estão inseridas, mas ainda assim nós tentamos criar uma padronização no atendimento”, pontuou Aline Heira Guajajara, coordenadora do Florescer Norte.
O serviço de Atendimento Integral à Mulher e suas Crianças: Florescer, é uma proposta da Prefeitura Municipal de Teresina, executada por meio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM), com o objetivo de atender as mulheres que vivenciam situações de vulnerabilidade social e situações violência doméstica e de gênero.
A formação tem como objetivo capacitar os participantes para a execução de serviços que promovam o desenvolvimento humano integral da criança, sua autonomia e participação cidadã, bem como o fortalecimento da mulher e de suas redes de apoio. Dessa forma, essas pessoas que trabalham com o Programa Florescer vão estar se capacitando para desenvolver um trabalho com ênfase na primeira infância.
Durante 6 encontros a equipe recebeu bases conceituais, teóricas e metodológicas que subsidiem a atuação profissional junto a mulheres em situação de vulnerabilidade ou violência e crianças na primeiríssima infância (até 3 anos de idade).
“Essa ação está sendo encabeçada pela SMPM, e estamos trabalhando de forma integrada com outras secretarias municipais para que possamos cada vez mais trabalhar os objetivos apontados pela Urban95 em nosso município, garantindo que sejam cumpridos com êxito”, disse Kárita Allen, Secretária Executiva de Planejamento Estratégico e Gestão (Seplag).
Florescer
Florescer é uma proposta da Prefeitura Municipal de Teresina, executada por meio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres – SMPM com o objetivo de atender as mulheres que vivenciam situações de vulnerabilidade social e situações violência doméstica e de gênero. Serviço de Atendimento Integral à Mulher e suas Crianças.
Urban95
A Urban95 é um programa que oferece suporte e acompanhamento para construir diagnósticos sobre a primeira infância, implementar o Plano Municipal pela Primeira Infância e promover ações de requalificação de espaços públicos, mobilidade para famílias, gestão de dados e melhorias de serviços para a primeira infância.
Integram a rede Urban95 Brasil 24 municípios. Em fase avançada de mobilização há: Aracaju (SE), Boa Vista (RR), Brasiléia (AC), Campinas (SP), Caruaru (PE), Crato (CE), Fortaleza (CE), Ilhéus (BA), Jundiaí (SP), Niterói (RJ), Pelotas (RS), Recife (PE) e São Paulo (SP). E em fase de integração há: Alcinópolis (MS), Alfenas (MG), Benevides (PA), Canoas (RS), Cascavel (PR), Mogi das Cruzes (SP), Paragominas (PA), São José dos Campos (SP), Sobral (CE), Teresina (PI) e Uruçuca (BA).
Fonte: Semplan