Teresina soma conquistas na área do saneamento em 2024
São mais de 138 mil teresinenses que já podem realizar sua conexão e usufruir de todos os benefícios do esgotamento sanitário.
A Águas de Teresina celebra os avanços no saneamento básico da capital em 2024. A cidade, que já possui abastecimento regular de água em toda a zona urbana, finaliza o ano com 59% de cobertura na coleta e tratamento do esgoto. Ao todo foram implantados cerca de 274 km de rede coletora de esgoto, permitindo que aproximadamente 27 mil ligações pudessem ser realizadas.
As obras deste biênio 2023/2024 estão nas últimas etapas. O interceptor da Avenida Maranhão foi concluído e, atualmente, diversos bairros na cidade já possuem rede coletora disponível. São mais de 138 mil teresinenses que já podem realizar sua conexão e usufruir de todos os benefícios do esgotamento sanitário. Ao todo, são mais de 480 mil pessoas beneficiadas.
A Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Pirajá, mesmo em operação, também recebe obras para ampliação e modernização. O sistema passará a tratar 260 litros de esgoto por segundo. Isso aumentará o volume de esgoto tratado na cidade que, atualmente, está em 40 milhões de litros de esgoto tratados e devolvidos todos os dias aos rios Poti e Parnaíba. Algo que corresponde a 19 piscinas olímpicas.
Seu José Francisco, que cresceu às margens do rio Poti, relata o desejo de ver esses mananciais recuperados. “Meu sonho é ver esse rio limpo, onde as pessoas possam tomar banho, beber, as crianças possam brincar. Assim como eu ouvia, quando criança, os mais antigos falando, que quando era no tempo deles, eles brincavam de mergulhar no fundo do rio para beber a água porque era mais fria. Então poder vivenciar isso, será a melhor coisa do mundo”, disse de forma saudosa o morador do bairro Poti Velho.
Em paralelo ao avanço da cobertura de esgoto, a capital do Piauí segue recebendo investimentos que fortalecem o sistema de abastecimento de água para acompanhar as mudanças climáticas e o crescimento urbano da cidade. Ao longo de 2024, a concessionária perfurou poços, substituiu e incrementou redes de abastecimento, construiu e modernizou sistemas de bombeamentos (booster). Com as melhorias, mais de 120 mil pessoas foram beneficiadas na cidade.
Pensando na população instalada em áreas vulneráveis, a concessionária implantou cerca de 12 mil metros de rede de água em áreas irregulares este ano, beneficiando mais de 1.800 teresinenses que antes não possuíam água encanada em casa. Hoje, locais como Samapi, Deus Quer, Tabajaras, Camboa, Dilma Roussef, Vila do Avião, Santo Antonio, Santa Luzia, Verde Lar e Beira Rio, desfrutam de água de qualidade a preço justo, uma vez que essas famílias carentes são, automaticamente, incluídas da Tarifa Social, com desconto de 50% na fatura mensal. Hoje são mais de 21 mil famílias beneficiadas pelo programa.
O diálogo ativo com as lideranças comunitárias da cidade também é uma marca da empresa que conta com mais de 2.145 pessoas cadastradas no projeto Afluentes. Um programa que garante maior aproximação com as comunidades e uma solução rápida para as demandas da população. Ainda pensando num maior envolvimento com as comunidades, a empresa também realizou o evento “Prospera – um movimento pela vida”, que ofereceu uma série de serviços de saúde e bem-estar, na região da grande Santa Maria da Codipi.
Além do básico
Em parceria com o Senai, a Águas de Teresina desenvolveu o projeto “Mãos e Obras”, capacitando 50 pessoas neste ano de 2024, para a formação no curso de Instalador hidráulico como foco técnico em ligação intradomiciliar. Uma oportunidade de ampliar os conhecimentos e ainda gerar emprego e renda para as famílias.
Em uma iniciativa que demonstra o compromisso com o desenvolvimento sustentável da cidade, a concessionária realizou também o projeto “Escola Saneada” que viabilizou a conexão à rede de esgotamento sanitário de quatro escolas municipais, beneficiando diretamente 1094 alunos com um ambiente escolar mais seguro.
Outro projeto importante na área da Educação e que trouxe uma feliz conquista para Teresina, foi o Pioneiros. Por meio do projeto Estação Elevatória Sustentável de Esgoto, desenvolvido pelas alunas Renata de Oliveira e Amanda da Silva, a capital do Piauí ganhou na etapa nacional, estando como campeã pela quinta vez na competição, demonstrando a qualidade da educação e o potencial inovador dos jovens da cidade.
“Temos um trabalho muito nobre e esses resultados refletem o compromisso da Águas de Teresina com a transformação da nossa cidade e com a melhoria da qualidade de vida da população. Estamos a construir um legado de sustentabilidade, promovendo saúde, educação e desenvolvimento. É gratificante ver que os nossos esforços em saneamento básico, inclusão social e inovação fazem a diferença na vida dos teresinenses. Seguimos firmes no propósito de tornar Teresina uma referência em saneamento no Brasil, com foco no bem-estar da comunidade e na preservação dos nossos recursos naturais”, destaca a diretora-presidente da Águas de Teresina, Carolina Serafim.
Fonte: Águas de Teresina