A atividade turística de Teresina continua em plena recuperação, após o baque que sofreu com a crise da Pandemia de Covid-19, que reduziu o fluxo em 95% nos primeiros 4 meses de 2020. É o que aponta levantamento feito pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC).
Segundo os estudos da Coordenação de Turismo, o fluxo turístico para Teresina cresceu 25,5% em 2023, passando de 475 mil turistas em 2022 para 587 mil no ano passado, gerando impacto significativo na Receita Turística gerada pela movimentação de visitantes na cidade. Em 2022, a receita foi de R$ 377 milhões, enquanto em 2023 fechou o ano em R$ 535 milhões, um crescimento de 42%.
“Nos últimos três anos, a SEMDEC participou de nove feiras nacionais de Turismo, levando o nome de Teresina a Operadores de Turismo e Agentes de Viagens, além de visitar meios de comunicação especializados. Isso contribuiu para dar maior visibilidade à capital e estimular a inclusão da cidade em roteiros nacionais”, explicou o coordenador de Turismo da SEMDEC, Eneas Barros.
Vale salientar que, em dezembro passado, dois grandes sites de busca, a Decolar.com e a Booking.com divulgaram pesquisas em que colocaram Teresina como destaque para tendências de viagens em 2024, superando grandes e tradicionais mercados nacionais.
“Nosso prefeito Dr. Pessoa tem apoiado as ações da SEMDEC na área do Turismo, fato que nos fortalece diante de outros mercados competidores e nos permite executar ações que visam à captação de fluxo”, disse o secretário da SEMDEC, Alessandro Dantas.
Fonte: Semdec