DestaquesGeralLocalPolítica

Teresina inicia vacinação de crianças contra a Covid-19

Teresina iniciou, na manhã desta terça-feira (18), a aplicação da vacina pediátrica em crianças entre cinco e 11 anos. De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), aproximadamente, 91 mil crianças serão imunizadas nesta nova etapa, que atende inicialmente crianças com alguma comorbidade ou deficiência, cerca de 10% do total. A primeira vacina na capital foi aplicada no Marcus Barbosa Monte, 11 anos, na UBS Santa Isabel, zona Leste da cidade.

Na ocasião, o prefeito Dr. Pessoa parabenizou o trabalho e organização dos servidores que estão à frente da campanha de imunização contra a Covid-19 em Teresina, que tem se destacado nacionalmente quanto à cobertura vacinal, e enfatizou a importância dos pais levarem seus filhos para receberem a vacina.

“Venham se vacinar. É uma vacina que já foi testada no mundo inteiro, então não tenham medo. A vacina às vezes pode causar uma dor no local da aplicação ou uma pequena febre, mas o corpo clínico da FMS está atento, até porque a criança depois que se vacina precisa ficar em observação. É seguro, venha se vacinar e traga seu filho”, disse Dr. Pessoa.

A vacinação de crianças está acontecendo via agendamento no site http://vacinaja.fms.pmt.pi.gov.br. Para realizar o cadastro é necessária a apresentação do CPF, Cartão do SUS e uma comprovação da comorbidade e/ou deficiência permanente. Os pais ou responsáveis devem estar presentes manifestando sua concordância com a vacinação.

“Já agendamos 4.400 vacinas, mas se recebermos um novo lote nos próximos dias iremos reabrir novamente o agendamento para que a gente possa pegar todas as crianças dessa faixa etária e, na próxima semana, conseguirmos iniciar a vacinação fora das crianças sem comorbidade seguindo a idade”, explicou Gilberto Albuquerque, presidente da FMS.

Até o momento, mais de 99% dos teresinenses já receberam pelo menos a primeira dose da vacina contra a covid-19, e quase 90% já está com o seu esquema vacinal completo. “Nosso índice está muito bom, a nossa estratégia é uma das melhores dentre todas as capitais do país. Vamos seguir nesse ritmo”, finalizou o presidente da FMS.

Crianças indígenas recebem imunização

Onze crianças indígenas foram vacinadas contra a covid hoje (18) na aldeia Ukair, em Teresina. A ação cumpre mais uma etapa da campanha de imunização infantil, que inclui indígenas de 5 a 11 anos aldeados como grupo prioritário para receber a dose neste primeiro momento.

Benjamin Nairó, da etnia Guajajara, de nove anos, foi a primeira criança da aldeia a receber a vacina. Ele contou que, apesar da injeção, ficou satisfeito em estar protegido. “Não doeu, foi uma picadinha de formiga. Estou feliz porque a vacina salva”, disse o garoto, que recebeu um certificado de heroísmo por ter enfrentado o coronavírus.

(Foto: Ascom/FMS)

O pai de Benjamin, Aquiles Nairó, aguardava a oportunidade com muita expectativa, e disse que vê o imunizante como a principal arma para vencer a pandemia. “Muitas famílias perderam crianças e adultos para a covid, por isso acho que a gente tem que acreditar na vacina, confiar completamente. Sabemos que muitos países estão aplicando há um bom tempo e estamos muito ansiosos e felizes de estar participando desta etapa de combate à pandemia”, declarou.

Aliã Wamiri, vice-cacica da aldeia Ukair, comemorou e agradeceu a oportunidade. “É um importante imunizarmos nossas crianças para ajudar a diminuir a propagação da pandemia e a salvar vidas. É um ato de amor, uma oportunidade para a sociedade ver a gente como exemplo, de que a gente ama e que a gente quer a vacina, porque a vacina salva”, disse.

(Foto: Ascom/FMS)

O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, esteve no local e ressaltou a importância do cumprimento do calendário para que todos os grupos prioritários sejam contemplados. “Além dos indígenas, estamos contemplando nesta etapa crianças com comorbidades ou deficiência permanente nas Unidades Básicas de Saúde. Assim que possível, ampliaremos para a população em geral por faixa etária”, disse o gestor.

(Foto: Ascom/FMS)

Fonte: FMS

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo