TCE realiza 6ª Jornada do Conhecimento em São Raimundo Nonato
O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), por meio da Escola de Gestão e Controle “Conselheiro Alcides Nunes” (ECG), realizou nos dias 25 e 26 de janeiro a 6ª Jornada do Conhecimento na cidade de São Raimundo Nonato. O evento aconteceu no auditório da UNIVASF (Campus Serra da Capivara) e reuniu representantes de todos os municípios daquela região.
Na abertura do evento, a conselheira Flora Izabel, que estava representando o presidente do TCE-PI, conselheiro Kennedy Barros, destacou o papel pedagógico da Corte de Contas piauiense ao realizar a Jornada do Conhecimento nos territórios do Piauí. “A função pedagógica é uma bandeira que a atual gestão do TCE-PI tem levantado em suas ações; de modo a atuar preventivamente, guiando as gestoras e os gestores piauienses de maneira orientativa, evitando-se a prática de irregularidades. Espero que as palestras sejam de grande valia para todos os participantes e, mais uma vez, reafirmo a disponibilidade do TCE-PI, por meio dos seus Conselheiros, auditores e servidores, em orientar e guiar os seus fiscalizados em direção ao aperfeiçoamento da gestão e da máquina pública”, destacou.
O procurador do Ministério Público de Contas (MPC), Pinheiro Junior, o deputado Estadual Hélio Isaías, a diretora executiva da Escola de Contas, Valéria Leal, a secretária das Mulheres de São Raimundo Nonato, Ivana Amorim participaram da mesa de honra do evento.
Logo em seguida, a palestra “Fortalecimento das Controladorias Internas para uma Gestão Eficiente” foi ministrada por Jorge Luiz da Costa Pessoa, Promotor de Justiça e Coordenador do Centro de Apoio Operacional de Combate à Corrupção e Defesa do Patrimônio Público (CACOP) do MPPI. A procuradora da República do MPF, Luise Torres de Araújo Lima, destacou em sua apresentação sobre “Orientação aos Servidores Públicos à Luz da Lei n° 9.504/97” as condutas vedadas a agentes públicos.
A Jornada do Conhecimento continuou na sexta-feira (26) com a palestra “Gestão de Folha de Pagamento em Período Eleitoral”, ministrada pelo auditor de controle externo e diretor de Fiscalização de Pessoal e Previdência do TCE-PI José Inaldo de Oliveira. Logo após, a auditora de controle externo Carolline Leite e chefe da Divisão de Fiscalização da Educação do TCE–PI, palestrou sobre “Educação em Tempo Integral”. Na oportunidade, Carolline respondeu alguns questionamentos feitos por participantes do evento.
Para Carliene Dias, secretária de Administração do município de Dirceu Arcoverde, o evento é de grande importância para os gestores e sociedade civil. “A Jornada do Conhecimento na nossa região permitiu a aproximação do Tribunal à sociedade civil do interior do Estado, trazendo a qualificação sobre assuntos pertinentes à gestão municipal, tanto aos gestores, servidores públicos e profissionais afins, para melhor desempenharem suas funções e cumprirem seus papéis como cidadãos, transformando a realidade dos municípios, pois estamos recebendo as diretrizes de como tratarmos o bem público seguindo os critérios da legalidade”, pontuou.
O evento seguiu à tarde, quando o auditor de controle externo e chefe Divisão de Fiscalização e Contratações 2 do TCE-PI, Ramon Patrese Veloso e Silva encerrará o evento com a palestra “A Nova Lei de Licitações Como Instrumento de Eficácia das Contratações Públicas Municipais”.
Todos os inscritos que assinaram a folha de frequência terão, a partir desta quarta-feira (31), acesso ao certificado de participação, emitido pela EGC. Os materiais exibidos pelos palestrantes também estarão disponíveis no site da Escola, na sessão de eventos.
Fonte: Comunicação TCE-PI