DestaquesGeralNacionaisPolítica

Tarcísio de Freitas anuncia ampliação de programa de uso de câmeras corporais na PM de São Paulo

Antes crítico do sistema, o governador quer modernizar o programa

Após uma série de episódios de violência policial, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), declarou nesta quinta-feira (5) que mudou sua visão sobre o uso de câmeras corporais por policiais militares. Crítico da medida durante sua campanha eleitoral e no início do mandato, Tarcísio afirmou estar “completamente comprovado” de que as câmeras são fundamentais para a proteção tanto

Além de manter o programa, o governador anunciou sua ampliação e a substituição dos equipamentos atuais por um modelo mais moderno, que permite o acionamento remoto das transmissões. A implantação do novo sistema está prevista para 17 de dezembro, mas somente após testes que garantam sua eficácia.

A mudança ocorre em meio a uma crise de segurança, com casos recentes de violência policial gerando forte repercussão. Entre os episódios mais chocantes está o de um homem atirado de uma ponte por um policial militar, além de ações letais registradas em Barueri e na Zona Sul de São Paulo.

Tarcísio também anunciou que 100% da tropa passará por reciclagem e treinamento para melhorar os procedimentos operacionais. Apesar disso, fiz mudanças no comando da Secretaria de Segurança Pública, liderada por Guilherme Derrite.

Dados do Ministério Público apontam um aumento de 46% nas mortes causadas por policiais em 2024, até 17 de novembro, em comparação ao mesmo período de 2023. O governador reclamou de falhas e pediu maior disciplina: “O discurso de combate firme ao crime não pode ser confundido com salvo-conduto para descumprir regras.”

Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo