Nesta segunda-feira (25), a Prefeitura de Teresina, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), encerrou a Semana Nacional do Trânsito 2023, no Dia Nacional do Trânsito, com intervenções educativas no cruzamento das avenidas Frei Serafim e Miguel Rosa, no Centro da capital.
Os agentes de trânsito da Strans distribuíram panfletos sobre o comportamento assertivo no trânsito, kits para condutores que trafegavam com segurança e realizaram orientações aos motoristas que estavam irregulares, chamando atenção principalmente para a necessidade de não usar celular ao volante, uma das irregularidades mais comuns.
O superintendente da Strans, Bruno Pessoa, destacou que a Prefeitura de Teresina, por meio da pasta, esteve comprometida na conscientização de condutores, motociclistas, pedestres e ciclistas, objetivando reduzir acidentes com vítimas fatais, a ocupação de leitos em UTI’s, e assim, promover um trânsito mais seguro.
“Essa semana foi bem intensa, todos os órgãos que fazem parte do Sistema Nacional de Trânsito estiveram fazendo suas ações, e nós da Strans estamos realizando palestras, levando até as escolas, empresas, e para a educação infantil através da Escolinha de Trânsito. Foram muitas ações que nessa semana foram intensificadas para levar a mensagem de que no trânsito, escolha a vida”, enfatizou.
O gerente da Gerência de Educação de Trânsito, Allan Pitter, ressaltou a necessidade de que cada cidadão contribua com a Strans na luta pela preservação da vida.
“Estamos encerrando a Semana Nacional do trânsito com intervenção educativa, através de panfletagem no cruzamento da Avenida Frei Serafim e Miguel Rosa. Essa é mais uma de várias ações em que a Strans, por meio do superintendente Bruno Pessoa, e a Gerência de Educação de Trânsito, vem realizando para se ter um trânsito melhor e mais seguro. Não vamos conseguir isso sozinhos, todos precisam fazer sua parte”, pontuou.
O encerramento da Semana Nacional do Trânsito 2023 teve apoio dos órgãos que compõem o Programa Vida no Trânsito (PVT) e do Sistema Nacional de Trânsito, além de entidades da saúde e educação: OAB-PI, Sesapi, HGV, Uninassau e Bptran.
A Diretoria de Trânsito e Sistema Viário (DTSV) da Strans, responsável pelas intervenções de engenharia e sinalização de trânsito na cidade, também esteve presente com a equipe de engenheiros durante a ação educativa com os condutores e principalmente os motociclistas, para assim todos juntos reduzir o número de acidentes e diminuir os índices de atendimentos por conta da imprudência de alguns condutores nas vias de Teresina.
Fonte: Strans