O médico Sílvio Mendes (União Brasil) foi empossado como prefeito de Teresina na manhã desta quarta-feira (1º), durante solenidade realizada no Sesc Cajuína, no bairro Noivos, zona Leste da capital piauiense. Este é o terceiro mandato de Sílvio à frente do Executivo municipal, após ter sido eleito prefeito em 2004 e 2010. Jeová Alencar também tomou posse como vice-prefeito, juntamente com os 29 vereadores que atuarão no período de 2025 a 2028.
Sílvio Mendes foi eleito com 52,19% dos votos, somando 239.848 votos válidos. Em sua chegada à solenidade de posse, ele destacou algumas das prioridades para o início de seu mandato, enfatizando a necessidade de cortes em cargos e secretarias como medida para reduzir gastos e investir em áreas essenciais, como saúde e transporte público.
“Reduzimos sete secretarias, duas delas para alinhar com a estrutura do governo federal. Como resultado, mais de 300 cargos foram extintos. Também acabamos com todos os grupos de trabalho que estavam inativos, como o que cuidava do Lagoas do Norte. Isso gerou a eliminação de mais de 500 cargos em comissão, garantindo uma economia que será destinada, por exemplo, à compra de medicamentos”, afirmou o prefeito.
Vereadores empossados
Os 29 vereadores também tomaram posse durante a cerimônia, comprometendo-se a legislar em prol dos interesses da população de Teresina. Os parlamentares que assumiram os mandatos para o quadriêncio 2025-2028 são:
Eduardo Draga Alana (PSD)
Bruno Vilarinho (PRD)
Enzo Samuel (PDT)
Daniel Carvalho (MDB)
Juca Alves (PRD)
Roncallin (PRD)
Ana Fidelis (Republicanos)
Joaquim do Arroz (PT)
Fernanda Gomes (Solidariedade)
Gustavo de Carvalho (PT)
Venâncio (PT)
Deolindo Moura (PT)
Carlos Ribeiro (PDT)
Zé Neto (MDB)
Valdemir Virgino (PRD)
Ismael Silva (PP)
Elzuila Calisto (PT)
Petrus Evelyn (PP)
Delegado James Guerra (Avante)
João Pereira (PT)
Luís André (PL)
Samuel Alencar (União Brasil)
Dudu (PT)
Zé Filho (PSD)
Lucy Soares (MDB)
Aluísio Sampaio (PP)
Fernando Lima (PDT)
Carpejanne Gomes (Podemos)
Tatiana Medeiros (PSB)
A nova gestão promete priorizar a eficácia administrativa e a resolução de problemas estruturais em Teresina. Com a posse, a expectativa é de que o trabalho comece de imediato, atendendo às demandas mais urgentes da população.
Imagem: Reprodução