GeralMunicipiosPolítica

Sesapi conclui expansão do Piauí Saúde Digital para os territórios dos Cocais e Vale do Rio Itaim

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), concluiu a expansão do Programa Piauí Saúde Digital nos municípios que integram os territórios dos Cocais e Chapada Vale do Rio Itaim. A iniciativa é uma ação pioneira do Governo do Piauí para ampliar a oferta de atendimento, em diversas especialidades médicas, para a população piauiense por meio da telessaúde.

Entre os serviços disponibilizados pelo Programa Piauí Saúde Digital estão consultas com médico clínico geral disponíveis 24 horas durante os sete dias da semana. Também são ofertados atendimentos em diversas especialidades, como dermatologia, ginecologia, cardiologia, psiquiatria, endocrinologia, pediatria, neurologia, nutricionista e psicologia, além de exames.

“Iniciamos o projeto em Piripiri, no ano passado, e logo depois implantamos em Lagoa de São Francisco. Em pouco tempo já temos alcançado excelentes resultados e queremos expandir cada vez, garantindo um maior acesso dos piauienses a esses serviços“, destaca Dirceu Campêlo, superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi.

Além de Piripiri e Lagoa de São Francisco, a expansão do Programa Saúde Digital foi concluída no dia 23 de fevereiro para os outros 19 municípios do território dos Cocais, totalizando quase 34 mil atendimentos até agora. Já nas 16 cidades que compõem o território Chapada Vale do Rio Itaim, a implantação foi finalizada no último dia 8 de março, acumulando 107 atendimentos até o momento.

O Piauí Saúde Digital é uma iniciativa inédita no país e usada como modelo pelo Ministério da Saúde e outros estados, pelo uso da telemedicina e outras tecnologias digitais para superar barreiras socioeconômicas, culturais e geográficas, e garantir o acesso à saúde de qualidade. Até o momento, 221 municípios piauienses assinaram o termo de adesão ao programa.

“O programa Piauí Saúde Digital aproxima os serviços de saúde da população de forma universalizada e com equidade”, disse o coordenador do programa, Gabriel Mauriz.

Fonte: Sesapi

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo