DestaquesGeralLocalPolítica

Semplan inicia reuniões virtuais com 47 instituições para elaboração do PPA 2022-2025

Após lançar o site Teresinense Participativo para subsidiar a participação popular na elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2022-2025, a Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan), iniciou o cronograma de reuniões virtuais com 47 instituições para receber ainda mais contribuições na construção do PPA.

O objetivo é dialogar com o maior número de representantes de organizações municipais para receber informações suficientes para auxiliar na construção das diretrizes que nortearão a gestão pelos próximos quatro anos. “O PPA é um instrumento de planejamento que guia as ações do município para o desenvolvimento de programas e ações a serem alcançadas ao longo da gestão. É a organização materializada do que a Prefeitura irá realizar, de acordo com as necessidades dos munícipes. Nosso prefeito Dr. Pessoa trabalha para o povo e, por isso, é essencial a participação de todos nessa construção”, explicou João Henrique Sousa, Secretário Municipal de Planejamento.

O Plano Plurianual (PPA) é um instrumento legal de planejamento de médio prazo que por meio de diretrizes governamentais estabelecem programas, ações, objetivos e metas a serem alcançadas na cidade de Teresina no período de quatro anos, sua elaboração está prevista na constituição Federal de 1988 (art,165, § 1ªº). Tem como principal objetivo definir um norte para que seja possível realizar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA) que tem como meta promover o bem-estar social da população.

A Secretária Executiva de Planejamento e Gestão, Kárita Allen, explica como funciona os encontros e o cronograma de ações. “Entramos em contato com várias instituições representativas do município e marcamos uma rodada de conversas para que possamos entender as necessidades que identificam em Teresina. As reuniões ocorrerão até o dia 25 de Junho com as demais secretarias e outras organizações ”, explicou.

Teresinense Participativo

O lançamento do site Teresinense Participativo (teresinenseparticipativo.pmt.pi.gov.br) ocorreu na última sexta-feira, dia 4 de Junho. Nele, é possível acolher as demandas dos cidadãos teresinenses na construção do Plano de Teresina para os próximos quatro anos da atual administração municipal.

Os eixos de trabalho estabelecidos são: mobilidade, segurança e saúde, educação, economia, meio ambiente e governo. Sendo assim, é possível selecionar até 3 demandas dentro do mesmo eixo ou em eixos diferentes. Dúvidas podem ser direcionadas para o e-mail: [email protected]. O site receberá as demandas da população até o dia 20 de Junho, sendo prorrogável por mais 10 dias.

O sistema permite apenas 1 participação por CPF ou CNPJ, é necessário selecionar o bairro e região para efetivar a solicitação e deixar mais transparente sua real necessidade.

Jogo do Poder

(Com informações PMT)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo