GeralLocalPolítica

Semec realiza o 1º Encontro Geral de Formação Inclusiva

Com o objetivo de retomar as formações numa perspectiva inclusiva, aconteceu na manhã desta segunda-feira (03), no Centro de Formação Professor Odilon Nunes, zona Norte de Teresina, o 1º Encontro Geral da Formação Inclusiva, realizado pela Secretaria Municipal de Ensino (Semec). O evento tem uma programação sistemática anual com os 72 professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) que lideram as salas de recursos multifuncionais na Rede Municipal de Ensino.

A abertura do evento foi realizada pelo secretário municipal de Educação, professor Nouga Cardoso que destacou a importância da realização do encontro que integra os professores e abre discussões para melhorar o atendimento.

“É preciso garantir a plena aprendizagem para todos. Quando se estar na gestão pública se tem a obrigação de fazer uma gestão para todos e não resta a menor dúvida que a inclusão é algo que a gente precisa aprimorar sempre, buscando proporcionar avanços nessa área”, afirma o secretário municipal de Educação, professor Nouga Cardoso.

“Proporcionamos nas nossas formações um conteúdo bem vasto que trabalhamos tanto com professores formadores e com convidados especialistas (psicólogos, neuropediatra, psiquiatras), que podem estar contribuindo para a nossa formação”, diz Cássia Dias, coordenadora da Educação Inclusiva da Semec.

A secretaria Municipal de Educação (Semec), reúne quinzenalmente todos os professores do AEE para realizar avaliações, análises e discussões de temas que estão relacionados às orientações do professor especializado na sala de aula, as práticas com os alunos com deficiência (autismo, surdez, cegueira), que é o público dessas formações, além de práticas curriculares de adaptação de atividades. “A cada dia surgem novas perspectivas e situações, por isso os professores devem estar preparados para estes novos conhecimentos. As formações têm este propósito de qualificar nossos professores”, ressalta a gerente de Educação Inclusiva da Semec, Amanda Kárdia.

Os participantes da formação inclusiva puderam acompanhar uma exposição de quadros produzidas pela aluna Maria Eduarda atendida pela Semec, através do AEE. Na oportunidade, ela fez a entrega de uma amostra para o secretário Nouga Cardoso e outra para o secretário executivo de ensino, professor Reinaldo Ximenes.

Fonte: Semec

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo