A Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Educação, (Semec), realiza nesta terça-feira (26), a solenidade de “Pactuação do Compromisso com a Alfabetização dos Estudantes da Rede Pública Municipal de Educação de Teresina”. O evento será realizado às 8 horas, no auditório do Tribunal de Justiça do Piauí.
Com o objetivo de favorecer a efetivação das ações do Planejamento Estratégico da Semec e no atendimento à meta da Coordenação de Alfabetização em elevar o índice de aprovação geral no Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de Teresina de 99,3% para 99,5%, foram planejadas e desenvolvidas ações direcionadas ao fortalecimento do trabalho pedagógico da equipe gestora e do corpo docente das escolas.
“Para tanto, foi necessária a integração e articulação de Projetos e Programas de Alfabetização adotados pela Rede: Projeto Alfabetiza Teresina, Projeto Alfabetização Sem Fronteiras, Programa Tempo de Aprender e Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC)”, explica a coordenadora de Alfabetização da Semec, Pedrina Daiane.
O Projeto Alfabetiza Teresina é uma política de Rede e foi implantada em 2018 com o objetivo de alfabetizar todos os alunos do Ciclo de Alfabetização (2° Período ao 2° ano do Ensino Fundamental. É adotado em regime de colaboração com as unidades de ensino, tendo como base um conjunto de habilidades minimamente esperadas nas categorias de leitura e escrita que o aluno deve consolidar durante o processo de alfabetização.
Para tanto, as unidades de ensino são convidadas a elaborarem e desenvolverem, ao longo do período letivo, seus respectivos Projetos de Leitura, pensando na criança como ser integral, onde à execução das ações dos projetos foram acompanhadas pelos gestores escolares e a Coordenação de Alfabetização.
“Na intenção de mobilizar, envolver e incentivar as unidades escolares no compromisso com a alfabetização desse público, a Semec, através da Coordenação de Alfabetização, define o Evento de Pactuação Com o Compromisso com a Alfabetização como uma de suas ações. É o momento em que todos os profissionais que fazem parte da Rede Pública Municipal de Educação de Teresina firmam esse compromisso de forma efetiva e transparente em prol da alfabetização dos estudantes do Ciclo de Alfabetização”, conclui Pedrina.
Fonte: Semec