A Secretaria Municipal de Educação (Semec) de Teresina realizou na manhã desta quarta-feira (17), no Centro de Formação Odilon Nunes (Cefor), na zona Norte de Teresina, o 1° Encontro de Formação Continuada de Gestores da EJA 2024. O objetivo foi discutir aspectos relacionados à oferta da modalidade de ensino nas escolas municipais da capital neste ano. Na oportunidade foi feita a certificação dos 48 diretores que participaram da formação continuada de gestores em 2023.
O secretário municipal interino de Educação, professor Reinaldo Ximenes, falou sobre os desafios da oferta da EJA na Rede Municipal de Educação. “São muitas as dificuldades enfrentadas, tanto pelos alunos, que saem de um dia de trabalho para estudar de noite, quanto pelos professores e gestores que trabalham com a Educação de Jovens e Adultos, mas acredito que tudo que está ao nosso alcance está sendo feito para melhorar cada vez mais a qualidade do ensino oferecido pela Prefeita de Teresina, por meio da Semec, a estes estudantes”.
Durante o encontro foram abordados os temas: Avaliação das ações do Projeto EJA 2023; Curso de Formação de gestores da EJA 2024 (Novo formato); Parcerias; e Apresentação do Projeto EJA 2024. “A formação continuada de professores é a base do Projeto 2024, assim como foi no ano passado. Além disso, estamos fortalecendo nossa parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e o Instituto Federal de Educação do Piauí (IFPI) para oferta de profissionalização dos estudantes, com a perspectiva de contarmos também com a Fundação Wall Ferraz”, conta o coordenador da Educação de Jovens e Adultos no município, professor Francisco Rodrigues.
A Coordenadora de Monitoramento do IFPI, Rosilda Maria Alves, falou sobre a parceria com a Semec. “Este ano, ouvindo a reivindicação dos gestores, vimos a necessidade de ofertamos os cursos profissionalizantes nas próprias unidades de ensino e não no IFPI, para facilitar a adesão dos alunos. Serão disponibilizadas 35 vagas em três escolas, totalizando 105 estudantes beneficiados com os cursos de Vendedor nas escolas municipais Coronel Pedro Borges e Dona Isabel Pereira, e com o curso de Operador de Caixa na E.M. Antônio Gayoso. As aulas terão início em fevereiro.
O professor Francisco Rodrigues finaliza afirmando que “o ano de 2023 foi muito positivo para a EJA municipal. Houve um acréscimo de seis escolas ofertantes da modalidade e o número de alunos cresceu em torno de 30%: o ano iniciou com 1.161 estudantes e finalizou com 1443, um salto bastante significativo. Em 2024 continuaremos com a Busca Ativa, faremos a atualização do Guia Prático da EJA para orientar melhor os gestores e realizaremos a reformulação das Diretrizes Curriculares da Educação de Jovens e Adultos, fazendo o alinhamento com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além de outras ações para melhorar a qualidade do ensino oferecido”.
Fonte: Ascom Semec