DestaquesGeralLocalPolítica

Semec acompanha necessidades e avanços dos alunos com deficiência

A Divisão de Educação Inclusiva (DEI) da Secretaria Municipal de Educação (Semec) esteve visitando a Escola Municipal Graciliano Ramos, localizada no Portal da Alegria, zona Sul de Teresina, para avaliar de perto as necessidades e avanços dos alunos com deficiência. Este é um trabalho contínuo realizado por uma equipe especializada.

Atualmente estudam nas escolas públicas municipais da capital aproximadamente 2 mil crianças com algum tipo de deficiência, que fazem parte do Atendimento Educacional Especializado (AEE). “É um privilégio e um prazer transmitir o conhecimento que eu tenho para estas crianças. Muitas delas não têm acesso a tratamento, a terapia, e a única oportunidade que elas têm é na sala de aula, onde elas melhoram a coordenação motora, a atenção e a concentração por meio das ferramentas e jogos que utilizamos para desenvolver a aprendizagem delas”, diz a professora Marleide Rodrigues.

A Rede Municipal de Ensino desenvolve um trabalho inovador que é a formação de professores em uma perspectiva inclusiva. “Os professores capacitados do AEE recebem formação quinzenalmente e os professores da sala regular recebem essa capacitação através da formação que já têm. E hoje também a nossa preocupação é em formar gestores, coordenadores pedagógicos e toda a comunidade escolar”, pontua a coordenadora de Educação Inclusiva da Semec, Amanda Kárdia.

A psicóloga Déborah Ribeiro explica que cada criança precisa de uma adaptação diferenciada e que as situações são identificadas em conversa com a família e os terapeutas que acompanham a criança, quando há esse trabalho com profissionais especializados. “Às vezes ela precisa de uma adaptação da tarefa, como a letra apenas maiúscula ou somente uma questão por página porque se virar a folha de papel a criança já perdeu a atenção. Às vezes essa adaptação também é de apoio pedagógico dentro da sala de aula para trabalhar a atenção dessa criança”.

“Estamos constantemente nos esforçando para melhorar a formação dos professores, equipando melhor as unidades de ensino e oferecendo condições para que todos os alunos, sem exceção, tenham a oportunidade de ter a melhor educação básica que é a oferecida pela Prefeitura de Teresina”, conclui o secretário municipal de Educação, Nouga Cardoso.

Fonte: Semec

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo