DestaquesGeralLocalPolítica

Semduh aplicou mais de 1.200 multas por descarte irregular de lixo neste ano

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), por meio do Programa Lixo Zero, gerou 1.256 boletos referentes ao descarte irregular do lixo na cidade de Teresina, só neste ano.

As multas aplicadas variam entre R$ 407 e R$ 4.074, de acordo com a gravidade da infração (leve, grave, muito grave e gravíssimo).

Na capital, são monitorados mais de 60 pontos de descarte irregular de lixo, serviço realizado pelos fiscais do Programa Lixo Zero. Geralmente, são locais onde a população joga lixo, diariamente, apesar do intenso trabalho de conscientização e limpeza realizados nesses locais pelas equipes da Prefeitura.

“Com o descarte irregular do lixo, a cidade sofre com problemas ambientais, econômicos, sociais e de saúde pública.  A poluição das vias públicas atrai roedores e insetos, causa proliferação de várias doenças, entope galerias, provoca inundações no período chuvoso, dentre outros danos à sociedade”, destaca o secretário da SEMDUH, Edmilson Ferreira.

Para reforçar as maneiras corretas de descartar os resíduos sólidos, a SEMDUH mantém atualizadas, no Instagram: @semduh_teresina,  as localizações dos containers de PRR (Ponto de Recolhimento de Resíduos) e PEVs (Posto de Entrega Voluntária).

Como descartar o lixo corretamente

1)      Lixo doméstico: a coleta ocorre nos dias e horários programados, três vezes na semana;

2)      Podas de árvores, restos de material de construção e móveis usados, oriundos de residências (não de empresas):  o destino correto são os Pontos de Recolhimento de Resíduos (PRRs), que são os containers colocados em pontos estratégicos dos bairros.

3)      Material reciclável: até 50 quilos devem ser colocados nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), presentes nas praças da cidade. Acima desse peso, fazemos o recolhimento gratuitamente, em dia e horário agendado, por meio do Disk Coleta: 86 98104-6786 (zonas Sul e Sudeste) e 86 98130-7739 (zonas Norte, Leste e Centro).

Fonte: Semduh

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo