A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) realizou na manhã desta terça-feira (18), a solenidade de assinatura do Termo de Renovação da parceria com o Centro da Juventude Santa Cabrini, que ocorreu na sede da instituição, localizada na Vila Irmã Dulce, zona Sul. O Termo de Renovação é da parceria do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
O Centro da Juventude Santa Cabrini vai receber o recurso de R$199,000, o que irá ampliar o número de atendimentos realizados, passando de 120 crianças e adolescentes, para 200 assistidos.
De acordo com Allan Cavalcante, secretário da Semcaspi, a renovação com as parceiras, que atuam no serviço de convivência, tem como meta fortalecer o trabalho de prevenção à violação de direitos das crianças e adolescentes.
“Um momento muito importante na gestão do prefeito Dr. Pessoa, tendo em vista, que estamos dobrando o número de atendimentos. Então, nós estamos alcançando ainda mais famílias, mais crianças sendo atendidas por meio da assinatura deste termo que hoje tivemos a alegria e o prazer de assinar. O objetivo do serviço de convivência é fortalecer os vínculos familiares entre as crianças, os adolescentes e adultos. É necessário que a gente trabalhe com a prevenção, principalmente, da violação de direitos e abuso sexual contra nossas crianças e adolescentes”, ressaltou.
Para Irmã Denise, representante do Centro da Juventude Santa Cabrini, a assinatura do termo fortalece ainda mais o serviço de convivência, atendendo ainda mais crianças e adolescentes da região.
“Nós atendíamos 120 crianças e adolescentes, fomos para 200 e isso significa um atendimento maior e o fortalecimento do território. O que faz com que nesse momento as famílias fiquem mais tranquilas com os serviços que oportunizamos e faz também com que haja maior concretude nessa parceria. É óbvio que não chegamos ainda onde queríamos, mas já estamos dando passos firmes no ideal de atendimento para a capacidade que nós temos”, garantiu.
DESENVOLVIMENTO
Maria da Conceição Vieira, moradora da Vila Irmã Dulce e mãe de duas meninas: Ana Vieira, 8 anos, e Iara Sofia, 1 ano de idade, conta que foi primordial para o desenvolvimento da filha a participação nas atividades do serviço de convivência.
“Minha filha participa do Ciclo Alegria do Projeto Esperançar e eu acho muito importante que a Prefeitura participe também desse projeto com as irmãs, pois ele é muito bom e desenvolve as crianças. Minha filha, Ana, gosta muito de participar. Melhorou muito o desenvolvimento dela. Ela aprendeu a partilhar, a conversar melhor e evoluiu muito na escola também”, destaca.
MAIS RENOVAÇÃO
A Semcaspi tem renovado com as instituições parceiras, que atuam com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Nesta quarta-feira, (19), às 9h, acontecerá a solenidade de assinatura do Termo de Renovação com a Associação de Amigos dos Autistas do Piauí (AMA/PI), localizada no bairro Primavera, zona Norte.
Fonte: Semcaspi