DestaquesGeralLocalPolítica

Semcaspi realiza seminário sobre as condicionalidades do Bolsa Família

A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), em parceria com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), iniciou nesta segunda-feira, (3), no Teatro João Paulo II, no bairro Dirceu, o Seminário “Dialogando sobre as Condicionalidades do Programa Bolsa Família na Saúde”. A primeira etapa do seminário segue até esta terça-feira, (4), e tem como público-alvo agentes comunitários de saúde da zona Sudeste.

O Seminário “Dialogando sobre as Condicionalidades do Programa Bolsa Família na Saúde” abrangerá também os enfermeiros das equipes de estratégia de saúde da família da zona Sul e deve acontecer nos dias 13 e 14 deste mês, no Centro Social Padre Pedro Balzi, no bairro Vermelha.

De acordo com Aline Teixeira, secretária executiva do SUAS/Semcaspi, o seminário tem como objetivo conversar e dialogar diretamente com os profissionais que atuam com as famílias em seus domicílios.

“O agente comunitário de saúde é um profissional muito estratégico para o programa Bolsa Família e esse seminário tem como objetivo sanar todas as dúvidas, prestar esclarecimentos sobre como eles podem contribuir como um profissional, agente de garantia de direitos. Porque garantido esse direito no âmbito da saúde essas famílias beneficiadas também têm suas condicionalidades cumpridas, que são importantes para que elas permaneçam no programa”, explicou.

Para Madalena Leal, assistente social da regional de saúde Sudeste, a iniciativa fortalece a articulação entre a política de assistência social e a política de saúde.

“O seminário é de grande importância, na medida em que tivemos algumas modificações em relação ao acompanhamento das condicionalidades do programa de transferência de renda Bolsa Família, no qual, os agentes de saúde são atores de suma importância na coleta de dados dessas informações e do acompanhamento de crianças, gestantes e idosos na saúde. Então, há a necessidade desta troca e articulação entre a política de assistência social e a política de saúde, pois é essencial e vai qualificá-los para que desenvolvam seu trabalho de forma que garanta os direitos destas famílias”, ressaltou.

NOVAS ORIENTAÇÕES

Jovina Sérvulo, coordenadora das Condicionalidades do Programa Bolsa Família/Semcaspi, destaca que com a nova versão do Bolsa Família é preciso alinhar as informações referentes às condições para que as famílias sejam beneficiárias. “A nova versão do Bolsa Família trouxe algumas novidades que no âmbito da educação e da saúde precisam ser levadas em consideração. Estamos mobilizando, este mês, tanto os agentes comunitários quanto os enfermeiros das regiões, para que eles possam realizar o trabalho necessário junto às famílias”, comentou.

Fonte: Semcaspi

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo