A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) vai promover a partir desta terça-feira, (12), de 8h às 13h, no auditório do CCHL da UFPI, a capacitação referente ao I Módulo do Plano Municipal de Educação Permanente dos(as) Trabalhadores(as) do SUAS. A capacitação seguirá até sexta-feira, (15). A iniciativa é da Gerência de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (GSUAS), por meio do Núcleo de Educação Permanente dos(as) Trabalhadores(as) do SUAS (NEP).
Segundo Allan Cavalcante, secretário da Semcaspi, capacitações como esta colaboram para o avanço da política de assistência social no município. “É mais um avanço da gestão do Prefeito Dr. Pessoa à frente da assistência municipal de Teresina, é uma política que vem avançando! Hoje estamos aqui na UFPI, trabalhando, capacitando e qualificando todos os trabalhadores do SUAS. Tomamos essa iniciativa, que historicamente não ocorria, mas graças a Deus e aos servidores da Semcaspi, tivemos a oportunidade de construir o avanço dessa política”, conta.
Lidiane Oliveira, gerente do GSUAS, fala que após o período pandêmico as vulnerabilidades mudaram e os trabalhadores devem se qualificar para melhor atender essas demandas. “Retomar essa qualificação após o período pandêmico é essencial para restabelecer os trabalhadores e trabalhadoras do SUAS essa perspectiva dessa política e qual o novo desenho dessa política de assistência social em Teresina. É uma obrigação da política nacional de assistência social qualificar o trabalhador e Teresina avança nesse processo. O plano que foi implantado em 2018 e que não havia sido executado, agora com esse está sendo implementado para qualificar ainda mais os trabalhadores do SUAS. As vulnerabilidades após a pandemia mudaram e é necessário que os trabalhadores estejam observando essas realidades”, destaca.
Poliana Carvalho, assistente social do CRAS Leste V, reforça a importância dos momentos de qualificação para os profissionais e conta que a capacitação sempre foi pautada pelos trabalhadores. “É um momento único, nós como trabalhadores sempre clamamos por momentos como esse. A gente aprende, constrói coletivamente e é provocado para levar esse conhecimento com objetivo de melhorar os serviços. É um momento de qualificação, de fortalecimento daquilo que a gente quer construir como política pública, uma política efetiva e que ampare os trabalhadores e seus anseios. Precisamos dessas qualificações continuadas, porque a realidade muda e essas demandas mudam e precisamos acompanhar”, pontua.
Fonte: Semcaspi