A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) participou hoje, (18), na Avenida Frei Serafim, da mobilização em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A iniciativa é do Comitê Piauiense de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, que reúne órgãos da rede de proteção da criança e do adolescente.
Além da mobilização na Avenida Frei Serafim, as atividades seguiram no auditório da Arquidiocese de Teresina, com apresentações culturais que abordam a temática da violência sexual.
De acordo com André Santos, gerente de Direitos Humanos da Semcaspi, eventos como este reforçam a importância de fortalecer a rede de proteção da criança e do adolescente.
“Hoje é um dia de dizer que ainda temos crianças e adolescentes em situação de violência. Dentre as mais variadas possíveis, como a negligência, a privação no acesso ao serviço público, violência física e o abuso sexual. O trabalho que precisa ser fortalecido na rede de proteção é de informação e empoderamento, para que diante de uma situação de violência, tanto a vítima quanto as pessoas ao redor saibam o que fazer”, ressaltou.
Para Denise Morra, presidente do Comitê Piauiense de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, a ação tem como objetivo provocar uma reflexão para a sociedade e fortalecer as políticas públicas de enfrentamento das violações.
“O Dia D tem como objetivo fazer uma grande manifestação no país inteiro, para refletirmos sobre as políticas públicas voltadas para o enfrentamento das violações contra crianças e adolescentes. A ideia no Piauí é por meio de blitz educativas e caminhadas de prevenção, fazer uma manifestação, de forma lúdica, chamando a atenção da população em geral, sobre este grave problema social, o abuso sexual contra crianças e adolescentes”, destacou.
Fonte: Semcaspi