DestaquesGeralLocalPolítica

Semcaspi comemora mais de 17 mil atendimentos em 11 meses do Centro para População de Rua

A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) comemorou na manhã desta sexta-feira, (12), com um café da manhã, os 17.452 atendimentos do Centro de Valorização para População em Situação de Rua (CVPSR). Na ocasião, os usuários receberam homenagem em alusão ao Dia dos Pais, data comemorada neste domingo, (14).

A gerência do CVPSR divulgou os dados de atendimento e apontou que de agosto de 2021 até julho de 2022, o Centro Pop realizou 4.373 atendimentos; Casa do Caminho 1.030; SEAS 809; e encaminhou 11.240 usuários para o Restaurante Popular.

De acordo com Allan Cavalcante, secretário da Semcaspi, o resultado é positivo do trabalho desenvolvido em quase um ano de inaugurado o Centro de Valorização para População em Situação de Rua.

“Graças a Deus e ao prefeito Dr. Pessoa, que hoje temos a oportunidade de comemorar essa data tão festiva, importante e histórica para a cidade de Teresina. Faz um ano do Centro de Valorização para População em Situação de Rua, o segundo do país e único do Nordeste. Nós reunimos nessa comemoração todos os usuários do Centro Pop e da Casa do Caminho, oferecendo grande parabéns para este serviço e aproveitamos para homenagear os pais usuários desse serviço”, ressaltou.

Ariana Sousa, gerente do Centro de Valorização da Pessoa em Situação de Rua, comenta sobre o engajamento e empenho das equipes no trabalho realizado na unidade.

“É com enorme gratidão que a gente vem trabalhando todo esse ano, para que nossos usuários sejam atendidos com qualidade. É um ano do Centro de Valorização, gratidão imensa ao Prefeito Dr. Pessoa, por acreditar nesse projeto e ter construído. Hoje, colocamos em prática esse projeto que faz toda diferença para o município de Teresina. Nós estamos aqui todos os dias, criando mais projetos, atendendo cada um com qualidade”, reforçou.

A unidade foi inaugurada no dia 16 de agosto de 2021 e reuniu os serviços do Centro Pop, Casa do Caminho e do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS). Além disso, realiza encaminhamento para a população em situação de rua fazer refeições gratuitas no Restaurante Popular de Teresina.

TRANSFORMANDO VIDAS

Débora Silva, 22 anos de idade, foi usuária da Casa do Caminho e atualmente é funcionária de serviços gerais na unidade, conta como foi vivenciar esta superação em sua vida.

“Eu procurei a Casa do Caminho por motivos familiares. Por problemas financeiros, minha família voltou para o interior. Eu estava desempregada, não tinha condições de pagar um aluguel e nem de manter e queria concluir meu curso. Conheci uma pessoa que trabalha no CRAS e ela falou deste serviço. Fui muito bem acolhida pelos educadores. Aqui, é um local que temos dormida de qualidade, alimentação e tive a oportunidade de voltar ao mercado de trabalho”, relatou Débora, que conseguiu a sonhada formação no curso de Informática.

Fonte: Semcaspi

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo