Reunindo pets e seus tutores, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) realizou na quarta (4) mais uma edição do Pet Day, evento no Parque da Cidade, na zona Norte, que combina atividades educativas a serviços gratuitos voltados a cães e gatos. Organizada pelo Núcleo de Educação Ambiental (NEA), da Semam, a nova edição foi também a primeira a contar com a participação da Coordenadoria de Proteção e Bem-Estar Animal, pasta vinculada à secretaria e coordenada pelo veterinário Paulo Marques.
“É realmente bastante especial oferecermos aos frequentadores do parque e aos visitantes do evento o Pet Day sob curadoria da Coordenadoria de Proteção e Bem-Estar Animal, projeto da nossa colega de Câmara, Thanandra Sarapatinhas, que a Prefeitura concretizou e orgulhosamente abrigamos na Semam”, declarou o secretário de Meio Ambiente, Luís André, referindo-se à proposta da vereadora, protocolada em maio de 2022, prevendo a instalação da Coordenadoria para controle populacional de animais domésticos, recolhimento de animais em situação de perigo, fomento para campanhas de vacinação e monitoramento de boas práticas de convivência, além da fiscalização da apuração de denúncias de maus-tratos e agressões a animais.
Também participando do Pet Day estava Marjorie Cardoso Castro, representando a Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da Ordem dos Advogados Seccional Piauí (OAB-PI), e Élcio Leite, gerente de Zoonoses do Centro de Zoonoses de Teresina.
A manhã no Parque da Cidade, que também é o endereço da sede da Semam e uma das sete áreas verdes da Prefeitura sob administração da pasta, reuniu cães, gatos e seus orgulhosos tutores em diversas atividades, incluindo serviços de saúde, como vacinação e testes de calazar, até banhos, muito bem-vindos em um dia de intenso calor. Para os católicos, o evento teve ainda um toque especial, visto que a data é a mesma dedicada a São Francisco de Assis, santo italiano que também é considerado o protetor dos animais.
Fonte: Semam