Seduc realiza seminário sobre alfabetização na idade certa e entrega Prêmio Alfa-10 na terça (5)
A segunda edição do Seminário Estadual do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC) será realizada na próxima terça-feira (5), no Theresina Hall, e dias 06 e 07, no Blue Tree Towers Rio Poty. Destinado às equipes do Programa, dirigentes municipais e gerentes regionais de educação, o evento contará com uma programação intensa, incluindo palestras e apresentação das boas práticas que foram realizadas nos municípios das 21 Gerências Regionais de Educação (GRE).
Com o tema “Avaliar para Ensinar”, o Seminário deste ano conta com um diferencial importante. Ao longo deste segundo semestre de 2023, as gerências regionais ficaram responsáveis por promover seminários regionais, com o objetivo de selecionar as práticas exitosas para apresentação no evento estadual.
De acordo com a assessora especial do Regime de Colaboração da Seduc, Gabriela Rodrigues, as ações exitosas apresentadas durante o Seminário poderão auxiliar na melhoria dos resultados de alfabetização das crianças do 2° ano do Ensino Fundamental. “É um evento muito importante, em que os municípios podem compartilhar com outros as suas boas práticas, podendo aprender também e voltar ao município com práticas pedagógicas interessantes para a alfabetização das crianças”, explica.
Prêmio Alfa-10
Dentro da programação do Seminário, na terça-feira (5), prefeitos, dirigentes municipais de educação, todas as equipes do PPAIC, gerentes regionais de educação, diretores e professores das escolas premiadas participaram da premiação da segunda edição do Prêmio Alfa-10.
Iniciativa que parte do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), o Prêmio Alfa-10 tem como objetivo valorizar a gestão educacional com foco na aprendizagem do aluno, melhorar os indicadores educacionais que envolvem o domínio de competências em leitura, escrita e letramento matemático no ensino fundamental, promover uma política de incentivo às escolas, dentre outras metas.
A ação premia as escolas públicas estaduais e municipais do Piauí que tenham obtido, no ano anterior de sua concessão, os melhores resultados de alfabetização no Sistema de Avaliação Educacional do Piauí – SAEPI, aferido por meio da submissão de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Serão beneficiadas, ao todo, 150 escolas, sendo 37 delas premiadas nesta segunda edição.
O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), vai investir R$ 3.445.000,00 (três milhões quatrocentos e quarenta e cinco mil reais) na execução do prêmio. O valor recebido varia por escola, de acordo com a matrícula do 2º ano, e será pago em duas parcelas, diretamente na conta da instituição de ensino.
Confira a lista das escolas premiadas:
Fonte: Seduc