Para um ambiente escolar seguro, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou, nesta terça-feira (10), a aula inaugural da Capacitação em Noções Básicas de Primeiros Socorros para professores e colaboradores da educação básica, em cooperação com Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMepi). A primeira aula foi realizada no Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência (CAP), no bairro Monte Castelo, em Teresina.
“O objetivo da capacitação é criar um ambiente educacional mais seguro, onde aqueles que cuidam e educam nossos estudantes estejam devidamente preparados para responder a emergências, conforme o cumprimento da lei estadual nº 8056/2023, que institui o programa Lições de Primeiros Socorros”, explica o secretário da Educação, Washington Bandeira.
“Estamos cumprindo a lei para, sobretudo, proporcionar um ambiente de segurança nas escolas para que os profissionais estejam habilitados a atender essas situações de urgência. O Corpo de Bombeiros vai nos ajudar na capacitação dos nossos profissionais e este conhecimento irá se desdobrar para as aulas e, assim, a gente possa fomentar a formação cidadã dos nossos alunos”, disse o gestor.
A capacitação tem como público-alvo os professores, colaboradores e, indiretamente, os estudantes matriculados em instituições de ensino da rede estadual de educação do Piauí.
Com as técnicas repassadas pelo Corpo de Bombeiros, os profissionais da educação estarão aptos à segurança priorizada, preparação para emergências, tranquilidade para pais e responsáveis, cumprimento legal, redução de lesões e custos de saúde e formação de cidadãos.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel José Rêgo, destacou a cooperação com a educação estadual visando à prevenção. “Esta é uma grande iniciativa ao promover o Curso de Primeiros Socorros em toda a rede pública estadual. A lei foi criada em decorrência de uma emergência com uma criança em Campinas (SP) e não souberam proceder, por isso, parabenizo por capacitar os professores e os funcionários da rede pública. Neste curso, eles irão aprender algumas técnicas de como proceder em diversas ocorrências no dia a dia e poderão levar este conhecimento para qualquer local”, comentou o militar.
Para as primeiras sessões piloto de treinamento, a Seduc definiu as Gerências Regionais de Educação em Teresina: 4ª (zona norte), 19ª (zona sul), 20ª (zona leste) e 21ª (zona sudeste) com escolas para implementação até dezembro de 2023. Essas sessões buscam adequar o treinamento, avaliação e refino do currículo e utilização das instalações das escolas para treinamento.
O secretário Washington Bandeira lembrou que a capacitação está programada para ser executada em conformidade com a lei estadual e prevê a expansão para as demais gerências regionais.
“A lei define a obrigatoriedade para um terço dos profissionais, professores e servidores de cada escola. Hoje estamos iniciando com a capacitação dos profissionais das escolas de Teresina para que cada escola tenha um terço dos seus servidores e professores com essa capacitação e, a partir do início do próximo ano, nós vamos avançar para as escolas do interior do estado”, explicou Washington Bandeira.
Fonte: Seduc