DestaquesGeralLocalPolítica

Seduc e Senar capacitam mais de 1.900 jovens e adultos para o mercado de trabalho

A qualificação acontece em 137 escolas da rede estadual de ensino no Piauí.

Mais de 1.900 estudantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), matriculados nas turmas de alfabetização de Jovens e Adultos (AJA), estão recebendo qualificação profissional por meio do projeto Qualifica AJA. São cursos com duração de 32 horas ofertados pela Seduc, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural/Administração Regional do Piauí (Senar Piauí).

A qualificação que acontece em 137 escolas da rede estadual é destinada aos estudantes matriculados no primeiro segmento de Educação de Jovens e Adultos (EJA), em processo de consolidação de alfabetização, e em turmas do Programa Alfabetiza Piauí.

No povoado Esquisito, na zona rural do município de Jaicós, os estudantes do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Professor Mariano da Silva Neto encerraram a participação do curso de Produção Caseira de Pães e Bolos.

Maria Josefa de Sousa Silva, 49 anos, trabalha na agricultura e ficou fora do ambiente escolar por 37 anos. Com a volta à escola, ela aproveitou a oportunidade para garantir uma qualificação. “Eu gostei de participar do curso e aprendi a fazer os pães recheados e o bolo de abacaxi. Foi uma experiência de muito aprendizado e futuramente espero ter lucros financeiros”, disse.

Pelo Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Reunida de Patos, no município de Patos do Piauí, a turma da alfabetização recebeu a qualificação no mês de outubro nos segmentos de Produção de Temperos e Segmentos e de Produção Caseira de Pães e Bolos.

Marli Ambrosina da Conceição Costa, aos 74 anos, aproveitou os conhecimentos compartilhados no curso de Temperos e Condimentos para empreender. “Como eu gosto de fazer tudo na cozinha foi mais um aprendizado participar dos dois cursos. Aprendi a fazer temperos diferentes e as pessoas gostam do produto, pois logo que comecei a fazer já consegui vender”, disse a estudante.

Os estudantes da alfabetização no anexo do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Pedro Coelho de Resende, localizado em Boa Hora-PI, participaram das qualificações com o objetivo de incentivar o cultivo de hortas caseiras. A horta está fixada na escola, no Assentamento Mangabeiras. “Esse curso foi uma iniciativa importante para todos os moradores do Assentamento, pois necessitavam da horta e das pessoas com qualificação para fazer todo o manejo”, detalha a gestora escolar, Francisca Resende.

No projeto Qualifica AJA os estudantes recebem capacitações nos cursos de: Produção Caseira de Pães e Bolos; Culinária de Pratos Regionais; Plantação de Hortas Caseiras; Produção Caseira de Doces e Geleias Artesanais; Produção de Temperos e Condimentos; Produção de Polpa de Fruta; Artesanato com Materiais Recicláveis e Alimentação Alternativa.

De acordo com o secretário Washington Bandeira, os estudantes piauienses que procuram se alfabetizar têm como diferencial a qualificação para seguirem por uma nova perspectiva profissional. “A Seduc tem oferecido oportunidades para a qualificação técnica e profissional em parceria com outras instituições. Esses cursos em menor tempo resgatam as pessoas que estavam fora da escola para que elas tenham o suporte adequado para alfabetização e logo possam empreender”, afirmou o gestor.

Fonte: Seduc

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo