GeralMunicipiosPolítica

Secretário da Justiça inaugura reforma e ampliação de Penitenciária em Esperantina

A reforma e ampliação da Penitenciária Regional de Esperantina Luiz Gonzaga Rebêlo foi inaugurada em solenidade na manhã desta segunda-feira (19). O secretário da Justiça, Cel. Carlos Augusto descerrou a placa, marcando um novo padrão de qualidade para a unidade prisional.

A Penitenciária de Esperantina passou por uma ampla reforma dos pavilhões, nas salas do administrativo e atendimento. Espaços como consultório odontológico, alojamentos, administrativo, recepção da unidade, cozinha foram reformados e ampliados. A obra também contemplou novas salas para a nutrição, psicologia, farmácia, sala de vistoria de visitas, parlatório, almoxarifado, lavanderia e uma câmara fria.

O secretário da Justiça, Cel. Carlos Augusto, entregou também à Unidade equipamentos para uma panificadora e uma fábrica de blocos que devem aumentar as oportunidades de trabalho junto com a fábrica de tijolos ecológicos e horta já existentes. O secretário também destaca a importância da obra para o sistema prisional e como será determinante para a classificação dos presos.

“São estruturas modernas, que possibilitam a ressocialização, com espaços novos e ampliados. Novas salas de aula, assistência à saúde e social aos internos. Temos um cronograma de reforma em várias unidades e estamos construindo uma nova unidade em Buriti dos Lopes. Seguimos a determinação do governador Rafael Fonteles de reconstruir o sistema de cumprimento de pena com unidades capacitadas para permitir a ressocialização com trabalho e estudo”, afirma o Secretário.

O gerente da Unidade, Rondiney Amorim, ressalta que o local passou por novos procedimentos de segurança e toda a estrutura foi reforçada, com segurança ampliada a partir desta obra. “Toda a estrutura foi readequada, nos pavilhões e nas áreas administrativas, permitindo o trabalho seguro dos policiais penais da unidade”, ressalta o Gerente.

WhatsApp Image 2024-02-19 at 15.45.48.jpeg

O secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, também esteve presente na solenidade e destacou que é necessário acompanhar o trabalho da administração penitenciária no Estado, porque uma maior repressão das policiais recairá no sistema prisional.

“No ano passado tivemos um aumento considerável da população carcerária, e todo esse investimento é fundamental para garantir dignidade aos presos e principalmente a segurança do trabalho da policial penal. O governador e o secretário da Justiça estão dedicados em reestruturar as unidades”, destaca o secretário de Segurança.

Fonte: Sejus

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo