Secretaria das Mulheres participa do I Encontro Regional de Grêmios Estudantis em Regeneração
Representantes da Secretaria das Mulheres (Sempi) participam do I Encontro Regional de Grêmios Estudantis, realizado, nesta quinta-feira (23), na Escola Agrícola de Regeneração. O evento é promovido pela Secretaria da Educação (Seduc) em parceria com diversos órgãos.
A coordenadora de Educação e Cultura da Sempi, Érica Rute, ressaltou a importância desse encontro para motivar e engajar as jovens estudantes. “O Grêmio Estudantil é a base da mobilização política na democracia. É por meio dele que conquistamos mais espaços por meio da educação nas instituições”, disse Érica, enfatizando a necessidade de incentivar a participação feminina nos grêmios, visando ampliar a presença das mulheres nos espaços de poder.
Para muitos estudantes, foi uma oportunidade única de aprendizado sobre a prática democrática. Everton Calixto, coordenador Estadual de Juventude destaca que “É importante inserir os jovens nesse processo de formação política. Eles precisam compreender seus direitos e a importância dos grêmios estudantis”.
Jesana Arielly, presidente do Grêmio Estudantil da Escola Antônio Freitas, em Hugo Napoleão, compartilha sua expectativa. “Esse encontro me ajudará a entender melhor como agir na escola, garantindo os direitos de todos, especialmente das mulheres”, comenta a estudante.
O supervisor de grêmios estudantis da Secretaria da Educação, Edson Barata, reforça o compromisso em fortalecer a participação dos alunos, buscando tornar as escolas mais inclusivas e democráticas, com foco em promover palestras sobre mulheres e juventude para incentivar a participação e o protagonismo dos estudantes.
O Encontro de Grêmios Estudantis foi mais do que um espaço para fortalecer a participação dos jovens na democracia escolar. Foi também uma oportunidade para promover a mesma conscientização presente nas campanhas “21 Dias de Ativismo” e “Piauí Sem Misoginia”. Durante o evento, destacou-se a importância de sensibilizar e engajar as mulheres, ampliando a conscientização sobre a violência de gênero e reforçando a necessidade de ações contínuas para promover uma sociedade mais igualitária e respeitosa para todas. Essas campanhas representam o compromisso da Sempi em construir um futuro onde as mulheres vivam livres de violência e discriminação.
Fonte: Sempi