Secretaria das Mulheres é parceira do projeto “Defensoria Itinerante em Ação”, em Monsenhor Gil
A Secretaria de Estado das Mulheres – Sempi, em parceria com a Defensoria Itinerante, da Defensoria Pública, promoveu uma ação socioeducativa em Monsenhor Gil – PI nesta terça-feira (13), no CETI Dr. Noronha Filho, como parte da campanha “Agosto Lilás – Elas Vivas, Feminicídio Zero”. Durante o evento da defensoria itinerante, foram realizadas palestras informativas sobre a Lei Maria da Penha e disponibilizados atendimentos psicossociais.
O objetivo foi conscientizar a comunidade sobre a importância de identificar os primeiros sinais de violência doméstica e familiar. A iniciativa busca fortalecer o combate ao feminicídio, promovendo a prevenção e proteção das mulheres.
Além disso, o projeto Defensoria Itinerante desempenhou um papel crucial no evento, oferecendo soluções rápidas e consensuais para diversas demandas da população local. Entre os serviços prestados, destacam-se o reconhecimento e dissolução de união estável, regulamentação de guarda e alimentos, retificação ou suprimento de registro civil e o reconhecimento voluntário de paternidade biológica ou socioafetiva.
A coordenadora de educação da Sempi, Erika Ruth, falou sobre a relevância da iniciativa ao destacar que a proximidade com a comunidade facilita a resolução de conflitos e a promoção de direitos fundamentais. “Aproveitamos este momento, em que a população busca os serviços essenciais, para falar de prevenção da violência doméstica, informar qual é a rede de proteção da mulher e quais os direitos a mulher tem ao realizar uma denúncia”, pontua.
Fonte: Sempi