Na manhã desta sexta-feira (6), a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) realizou a capacitação do programa Busca Ativa/PRO Social do Território Entre Rios. Na ocasião, estiveram presente o secretário da Sasc, Zé Santana; a vice-governadora, Regina Sousa; a superintendente de Direitos Humanos da Sasc, Janaína Mapurunga; a representante do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas), Talissandra Thamires, e os secretários da Assistência Social de Teresina, Água Branca e Beneditinos: Márcio Alan, Juca Cavalcante e Ernando Mariano, respectivamente. A capacitação tem como objetivo identificar as famílias vulneráveis em situação de pobreza e extrema pobreza, em parceria com os municípios piauienses.
O secretário da Sasc, Zé Santana, deu as boas vindas aos gestores e técnicos da Assistência Social que estavam presentes e falou um pouco dos desafios da gestão em atender e identificar os mais necessitados. “Com o Busca Ativa, vamos atrás de quem realmente precisa e levar a ajuda do poder público fazendo assim com que eles sejam atendidos. Esse é o nosso objetivo, enxergar aqueles que ainda não foram enxergados”, comentou.
Para a vice-governadora, Regina Sousa, esse é um momento de ir em busca dessas famílias mais vulneráveis para poder atendê-las. “Nós do Governo precisamos da ajuda do município para podermos chegar até essas famílias que mais precisam da nossa ajuda, porque são eles que conhecem a comunidade. É papel do Estado orientar na Busca Ativa, mas não temos gente suficiente para isso. Por isso, contamos com a parceria dia 224 municípios do Piauí para catalogar cada uma dessas famílias”, explica.
O Cartão Sasc Emergencial irá atender 15 mil famílias, de todos os municípios piauienses, com auxílio de R$ 200 pelo período de dois meses. O investimento total é de R$ 6 milhões. Eles serão entregues, para os municípios, bloqueados e a liberação será por meio de uma senha repassada pela Sasc.
O evento foi uma realização do Governo do Piauí, por meio da Superintendência de Direitos Humanos e a Diretoria de Proteção Social Básica da Sasc, em parceria com a Vice-Governadoria e os municípios do Piauí.
Fonte: Redação CCom