GeralLocalPolítica

Santiago Belizário defende centro comercial de Teresina livre de carros

O candidato a prefeito de Teresina, Santiago Belizário (UP), defende a desapropriação de imóveis abandonados no Centro da capital para oferecer como moradia a pessoas em situação de rua. Além disso, defende que o centro comercial seja acessível somente a pedestres, ciclistas, motociclistas e transportes coletivos.

As propostas do candidato, apresentadas em seu plano de governo, também incluem a dinamização do complexo cultural da praça Pedro II com uma agenda cultural permanente e a reinstituição do programa Enquanto o ônibus não vem, que inclui a apresentação de artistas locais nos terminais de ônibus do centro, durante o horário de pico.

Para a Educação, Santiago propõe criar banda de música em todas as escolas de quinta a oitava série; estimular a construção de grêmios estudantis livres; implantar aparelhos de ar-condicionado em todas as salas de aula; pagar integralmente o piso salarial dos professores; instituir eleições para diretores escolares, podendo se candidatar qualquer professor efetivo e funcionário estável.

O candidato, que é o mais jovem a disputar as eleições de Teresina, com apenas 31 anos, também fala em municipalizar e monopolizar o sistema de transporte coletivo da capital, para dar transparência, abrir as planilhas de custos, definir tarifas populares e conceder passe livre não só a idosos e pessoas com deficiência, mas também a estudantes e desempregados.

Segundo Santiago, “falar em conceder tarifa zero sem atacar a problemática da privatização do sistema, como estão prometendo alguns candidatos, é um engodo. Tarifa zero nessas condições será aumentar o repasse de dinheiro público para assegurar ainda mais o lucro aos empresários do transporte, que serão remunerados em qualquer situação, seja o ônibus lotado de passageiros ou andando com 100% de sua capacidade ociosa”.

Outras propostas de Belizário incluem:

  • discutir a questão da saúde no âmbito federal, visto que Teresina se consolida como um polo em toda a região meio-norte do país;
  • renomear logradouros apadrinhados por ditadores e golpistas, para renomeá-los mediante consulta popular;
  • implantar política de replantio de árvores por toda a cidade;
  • garantir creches e escolas de educação infantil em tempo integral e ampliar atendimento das creches para horários noturnos;
  • reservar vagas em concursos públicos e editais para pessoas trans e travestis.

Confira o plano de governo de Santiago Belizário:

Fonte: Ascom

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo