GeralMunicipiosPolítica

SAF realiza 1ª entrega de alimentos produzidos por quilombolas pelo PAA em Paulistana

A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) realizou, nesta sexta (19), a primeira entrega do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Quilombola no município de Paulistana. Moradores das comunidades Angical de Baixo, Barro Vermelho, Chupeiro, Contente, Sombrio e São Martins, que estão em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar, foram contempladas com a destinação de mais de 10 toneladas de alimentos produzidos nos quilombos do município.

O programa é uma modalidade do PAA, do Ministério de Assistência, Família e Combate à Fome (MDS), do Governo Federal, que é executado no Piauí por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF). O programa compra produtos da agricultura de comunidades quilombolas e distribui para entidades em situação de vulnerabilidade socioassistencial. Inicialmente, o aporte destinado para a compra dos produtos de quilombolas é de R$1 milhão.

O território da Chapada do Vale do Rio Itaim foi escolhido para a entrega inaugural do programa em razão da quantidade de comunidades quilombolas reconhecidas no estado. Para o diretor de Articulação com Povos Originários e Comunidades Tradicionais da SAF, Wendel Rebouças, o Programa de Aquisição de Alimentos voltado a quilombolas representa o resultado das políticas públicas de apoio às comunidades.

“Paulistana é o município que teve o maior número de contemplados do programa, mostrando a força dos seis quilombos, no território com a maior quantidade de comunidades quilombolas. Hoje nós tivemos uma resposta positiva aos investimentos na região, com uma gama de produtos de qualidade dos quilombos”, frisa.

WhatsApp Image 2024-07-19 at 18.00.49.jpeg

Os 50 kg de batata produzidos por Edivaldo Silva, agricultor que reside na comunidade Barro Vermelho, ampliam a diversidade de alimentos que chega às mesas dos beneficiários do programa. O produtor destaca que a chegada do PAA Quilombola incentiva outros agricultores nos quilombos.

“Eu já produzia antes, mas agora é que eu vou produzir mais. A gente tem esse PAA Quilombola, onde a gente não valoriza só o dinheiro, como valoriza as famílias do quilombo que vão receber na mesa o que eles mais precisam”, aponta Edivaldo.

WhatsApp Image 2024-07-19 at 18.00.54.jpeg

Estiveram presentes o diretor de Articulação com Povos Originários e Comunidades Tradicionais da SAF, Wendel Rebouças; o agente territorial de desenvolvimento da SAF na Chapada do Vale do Rio Itaim, Sérgio Nascimento; e o coordenador técnico Aderaldo Aquino.

As próximas entregas acontecerão em São José do Piauí, neste sábado (20), e em Valença do Piauí no domingo (21).

Fonte: SAF

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo