SAF entrega sementes, mudas e palma forrageira no Território dos Cocais
O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), realizou nesta sexta-feira (21), a distribuição de sementes, mudas e raquetes de palma forrageira para agricultores e agricultoras familiares do Território dos Cocais.
As solenidades de entrega foram realizadas nos municípios de Batalha e Esperantina. Na ocasião, foi realizada ainda a entrega de um trator com implementos que beneficiará o município de Esperantina. O veículo foi adquirido por meio de uma emenda parlamentar do deputado estadual Francisco Limma.
No total, serão entregues para as municípios do Território, 20 toneladas de milho e Feijão, 40 mil mudas de caju, com recursos do PRO Piauí, sendo 12 mil mudas de emenda do deputado federal Merlong Solano. A distribuição beneficiará mais de 5 mil famílias de agricultores/as do território.
Segundo a secretária da Agricultura Familiar, Patrícia Vasconcelos, essa é mais uma ação que fortalece a produção da agricultura familiar. “Estamos realizando mais uma entrega aqui no território. E, esse ano, está acontecendo no momento apropriado para o plantio, isso é muito importante. Além disso, também estamos entregando em Esperantina um trator e implementos agrícolas. Uma ação conjunta que vai potencializar produção e a comercialização da agricultura familiar desse município. O Governo do Estado está investindo, cada vez mais, em políticas públicas para aumentar a produtividade da agricultura familiar do Piauí”, destaca Patrícia.
Para o agricultor familiar Manoel Major, da comunidade Ilha do Major, zona rural de Madeiro, que participou da entrega em Esperantina, as sementes e mudas chegaram no momento certo. “Receber essas semente e mudas é muito importante. Eu estava só esperando as sementes chegarem para eu poder plantar minha roça, com as chuvas na região, a terra está apropriada para o plantio”, afirma Manoel.
O secretário de agricultura do município de Batalha, Alexandre Marques, ressaltou a importância dessa ação para os agricultores do município. “Esse ano estamos recebendo mais sementes e mudas que o ano de 2021 e isso fortalece ainda mais a produção da agricultura familiar. Também vamos receber alevinos para serem distribuídos, e isso vai aumentar a produção e, consequentemente, melhorar a vida dos nossos agricultores e agricultoras”, destaca.
A distribuição ocorreu em parceria com os municípios, Emater, Secretarias Municipais de Agricultura Familiar, Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) e ONGs.
Fonte: SAF