O ex-governador do Paraná Roberto Requião (PT) afirmou que o estado está sem governo atualmente e criticou o alinhamento de Ratinho Jr. (PSD), com o presidente Jair Bolsonaro. O petista disse ainda acreditar que o ex-presidente Lula deve ser eleito em primeiro turno.
Durante sabatina promovida pela Folha e pelo UOL nesta sexta (3), o pré-candidato do PT ao Governo do Paraná afirmou que Lula é a ferramenta necessária para a retomada econômica do Brasil. Requião fez críticas a política econômica do Governo Federal e ao ministro da Economia Paulo Guedes.
Antigo filiado ao MDB, o ex-governador fez críticas ao antigo partido. Segundo ele, a legenda se tornou um “balcão de negócios”, voltado para questões eleitoreiras. Segundo ele, a legenda deixou de ser um partido voltado para as classes populares, como era em sua fundação.
Em relação à aliança formada entre Lula e Geraldo Alckmin (PSB), o ex-governador afirmou que a união representa um movimento nacional de recuperação do país e de retomada do processo civilizatório do país.
Questionado sobre os ataques feitos por Ciro Gomes (PDT) à Lula e ao PT, Requião disse não entender as agressões obsessivas ao partido. No entanto, segundo ele, as críticas feitas aos governos anteriores são importantes para possibilitar reflexões e permitir que os erros não se repitam.
O pré-candidato afirmou estar em conversas com Carlos Luppi, presidente nacional do PDT, em busca de uma aliança para as eleições ao governo do Paraná.
Ele fez críticas ao ex-juiz Sergio Moro. Disse que a operação Lava Jato agiu em serviço dos interesses do capital, mesmo que tenha provado alguns casos de corrupção. Para ele, a atuação de Moro na operação foi baseada em ego.
Roberto Requião foi o último pré-candidato ao Governo do Paraná a participar da sabatina da Folha e do UOL. Na segunda (30), Cesar Silvestri (PSDB) foi o entrevistado. Na quarta (1º), a professora Angela Machado (PSOL) foi a convidada. Na quinta (2), o atual governador Ratinho Jr. participou da sabatina.
O deputado federal Filipe Barros (PL) desistiu de participar.
As sabatinas são apresentadas pelo colunista do UOL Kennedy Alencar e tem participação dos jornalistas Alberto Bombig, do UOL, e Ana Luiza Albuquerque, da Folha.
CONFIRA AS DATAS DAS SABATINAS E DOS DEBATES
Sabatinas presidenciais
- 2º turno – de 10 a 14/10
Debates presidenciais
- 2º turno – 13/10, às 10h
Debate com candidatos à Vice-Presidência
- 1º turno – 29/9, às 10h
Debate com candidatos ao Senado
- 1º turno – 27/9, às 10h
Sabatinas com pré-candidatos ao Governo de SP
- 2º turno – de 17 a 21/10
Demais sabatinas
- Semana de 06/6 – PE
- Semana de 13/6 – RS
- Semana de 20/6 – CE
Debates com candidatos ao Governo de SP
- 1º turno – 19/9, às 10h
- 2º turno – 20/10, às 10h
Fonte: Folha de São Paulo