A presidente da Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi) e presidente da Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju), Alzenir Porto, realizou visita técnica ao RIK – Centre of Registers and Information Systems da República da Estônia, nessa sexta-feira (20). O RIK é a agência estatal cujo principal papel é desenvolver e administrar registros e sistemas de informação de empresas, a exemplo do papel da Junta Comercial no Brasil.
Segundo a presidente da Jucepi, o objetivo da visita foi conhecer novas tecnologias e práticas inovadoras nas áreas de registro e licenciamento de empresas. “Ficamos felizes em perceber que estamos praticamente em igualdade em recursos tecnológicos, possuímos plataformas avançadas como, por exemplo, o trabalho integrado aos órgãos de licenciamento, consulta automatizada de nomes e muitos serviços bem parecidos com os nossos sistemas. No geral, estamos lado a lado com as tecnologias da Estônia e isso me deixou muito feliz”, relata Alzenir Porto.
Alzenir Porto é integrante da missão internacional organizada pela Agência de Atração de Investimentos Estratégicos do Piauí (Investe Piauí) à República da Estônia. Também participam o presidente da Investe Piauí, Victor Hugo, a presidente da Jucepa e vice-presidente da Fenaju, Cilene Sabino, o reitor da Uespi, Evandro Alberto, e James Matos da empresa Vox Tecnologia.
A missão técnica teve início, na última segunda-feira (16), com a primeira agenda no e-Estônia Briefing Centre. Durante a visita, a comitiva conheceu o ecossistema de inovação, empreendedorismo e governo digital do país. A missão também teve reunião na Embaixada do Brasil na Estônia onde foram recebidos pelo embaixador brasileiro Paulo Roberto Palm e pelo conselheiro da embaixada José Antônio.
Ao longo da semana, foi realizada visita a Tallinn University (TalTech) e a Uespi assinou um Memorando de Entendimento de Colaboração para promover a colaboração entre as universidades sobre pesquisa, educação e cooperação cultural. A comitiva também conheceu a Tehnopol Science and Business Park, centro que apoia o empreendedorismo de tecnologia na Estônia, ajudando startups e pequenas e microempresas a crescer mais rapidamente. Na quinta-feira (19), a missão participou do evento Latitude59 que reúne startups a investidores de mercados globais para fomentar possíveis parceiros de negócios e investimentos.