A Prefeitura de Teresina, por meio da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (ETURB), entregou ontem (13) o título de posse para as 24 famílias que receberam moradias no Residencial Leonel Brizola, após terem suas casas destruídas pelas chuvas, entre 2021 e 2022.
“Nós fizemos um trabalho, em conjunto com as demais secretarias envolvidas, para entregar os imóveis já com o título de posse, dando assim, maior garantia às famílias”, explica a diretora de Regularização Fundiária da ETURB, Thaís Rosal.
Os documentos foram emitidos no nome das mulheres, que, em muitos dos casos, criam sozinhas seus filhos.
“Também incluímos essas novas moradias no processo da Regularização Fundiária para que seja emitido, em breve, o registro desses imóveis, que é mais uma segurança para essas famílias, especialmente para essas mães, que já enfrentam tantas dificuldades, criando seus filhos sozinhas”, declara o presidente da ETURB, João Duarte.
Segundo a coordenadora da REURB, Camilla Rosal, o projeto para a emissão dos registros de imóveis já está em cartório.
Mais moradias
Entre o final de 2021 e o início de 2022, Teresina registrou fortes chuvas, provocando enchentes e alagamentos e deixando inúmeras famílias desabrigadas, especialmente na zona Norte.
Em resposta a essa situação, foi autorizada a construção de 112 imóveis para as famílias atingidas. E, a partir disso, a Prefeitura estruturou o Residencial Leonel Brizola, com recursos oriundos de financiamento, junto ao Banco do Brasil.
Nesta primeira etapa de entrega, foram priorizadas as famílias que ainda estavam morando em abrigos mantidos pela Prefeitura. Nos próximos meses, mais famílias receberão suas casas à medida que novas etapas de construção forem concluídas.
E essas famílias também receberão seus imóveis com título de posse.
Fonte: Semcom