Rafael Fonteles e a delicada missão de apoiar candidatos a prefeito em uma mesma cidade
Nas eleições municipais deste ano, o governador Rafael Fonteles tem pela frente uma missão bastante delicada quando se trata de apoio a candidatos que lhe apoiam. Em diversas cidades, candidatos a prefeitos que marcham com ele politicamente são antagônicos, ou seja, são adversários, e isso impede a subida do governador piauiense em palanque de um ou de outro postulante do Executivo do mesmo município.
Mesmo enfrentando essa situação, digamos, inusitada, Rafael Fonteles sempre levará em conta a lealdade, a amizade e a gratidão. Esses sentimentos sempre vão pesar na balança quando ele decidir sobre quem declarar apoio durante a campanha, mesmo tendo dois candidatos adversários que fazem parte do seu segmento político.
Analisemos o caso de José de Freitas. Roger Linhares, atual prefeito do município, votou no Sílvio Mendes para governador na última eleição geral, adversário de Rafael Fonteles. Roger também faz parte do grupo político do senador Ciro Nogueiras, do Progressistas, também adversário político do governador. Ele tenta uma aproximação com o gestor piauiense apoiando um vereador do PT para prefeito na cidade de José de Freitas. Mas Rafael já se manifestou por diversas vezes afirmando que jamais apoiará nesta eleição quem não votou nele na eleição para governador.
De contrapartida, temos em José de Freitas um candidato muito forte e bastante decidido a vencer a eleição para prefeito. Trata-se do Dr. Dinan, do MDB. Este tem o apoio de 11 deputados estaduais e seis federais – e todos eles votaram no Luiz Inácio Lula da Silva para presidente e também em Rafael Fonteles.
Dr. Dinan tem uma amizade de longa data com Rafael Fonteles e sua família. Basta lembrar que Robert Freitas, seu pai, já falecido, foi deputado estadual por diversos mandatos e, em alguns deles, juntamente com Nazareno Fonteles, pai do atual governador.
Em José de Freitas, a questão política pode até mexer com o governador na hora do apoio. Mas a amizade é o que vai decidir. Aliás, o próprio Dinan não esconde o orgulho de ter Rafael Fonteles ao seu lado.